CCZ começa a convocar tutores da 2ª fase do programa Meu Pet Feliz
Atualizado em 26/11/2018 - 09:32
Saúde
Nesta última sexta-feira foram realizadas mais 89 castrações de animais que foram inscritos ainda na primeira fase do programa - Foto: PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de São José dos Campos começa a convocar, por email, os primeiros 300 tutores inscritos na segunda fase do programa Meu Pet Feliz para a realização das cirurgias de castração de seus animais. Além deles, serão convocados mais 300 da primeira fase. As próximas cirurgias já estão agendadas para os dias 29 e 30 de novembro e 5 e 6 de dezembro.

A coordenação do programa lembra que, ao receberem o email de convocação, os tutores devem comparecer ao CCZ para a assinatura de documentos. O número de faltas, que no início do programa era alto, em torno de 40%, em outubro reduziu para 10% depois que o CCZ mudou a forma de convocação dos tutores, que agora são chamados antecipadamente para assinarem os documentos com a confirmação da data do agendamento da cirurgia.

Nesta segunda fase do programa, foram abertas mais 1.000 vagas. Como trata-se de um programa permanente de castração de cães e gatos, a Prefeitura orienta os tutores que não conseguiram fazer a inscrição agora que fiquem atentos à terceira fase que será aberta dentro de alguns meses. As inscrições voltam a ser abertas pelo site da Prefeitura ao término da segunda fase.

O programa prevê a realização de 5 mil castrações gratuitas no período de um ano. O programa Meu Pet Feliz tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além do controle populacional, o programa promoverá a identificação destes animais, através da microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Novas castrações

Nesta sexta-feira (23), foram realizadas mais 89 castrações de animais inscritos na primeira fase. Em 3 meses desde o lançamento do programa, já foram castrados 751 animais. Atualmente, 3 clínicas estão credenciadas para a realização dos procedimentos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde