São José dos Campos tem 8º mês de saldo positivo em emprego
Atualizado em 22/11/2018 - 16:39
Novas Instalações do PAT  13 09 2018
De janeiro a outubro desse ano, o PAT já ofereceu cerca de 4.000 vagas de emprego, o que reflete mais otismismo dos empresários - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

São José dos Campos voltou a ter saldo positivo de empregos em outubro, de acordo com dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

A cidade registrou, em outubro, saldo de emprego de 240 vagas. Em setembro o saldo também foi positivo, em 382 vagas. De janeiro a outubro a cidade gerou 1.075 novas vagas de empregos, melhor resultado desde 2011, conforme dados do Ministério.

O saldo mensal de emprego por município apurado pelo Caged é o resultado da diferença de admissões e demissões, de pessoas com carteira assinada.

Serviços lidera

A exemplo do que ocorreu em setembro, o setor de serviços foi o que mais contratou em outubro também, com 162 vagas. O comércio contribuiu com 53 novas vagas e a construção civil com 40.

Para os técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, os resultados refletem uma série de ações que a Prefeitura tem implementado para melhoria da empregabilidade, como o Programa Pró-Trabalho, que até o início desse mês já beneficiou 830 bolsistas.

Qualifica/Observatório do Trabalho

Por outro lado, a Prefeitura tem também investido em cursos de capacitação profissional para o mercado de trabalho por meio do programa Qualifica São José. Até dezembro, o programa totalizará cerca de 12.500 alunos que fizeram os diversos cursos oferecidos. 

Até o outubro, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) totalizou 4.000 vagas ofertadas aos candidatos. Segundo os técnicos do setor, o fato reflete um otimismo do mercado em relação a recuperação da economia, nesse período.

Para analisar e atender a dinâmica das necessidades do mercado de trabalho, também funciona no PAT o Observatório do Mercado do Trabalho e Formação Profissional. 

Além dessas medidas, está também a Lei de Incentivo à Logística, aprovada em abril, que concede benefícios fiscais para novas empresas e também às já existentes, com a consequente geração de empregos.

Dados detalhados do Caged de Outubro/2018

Os dados do Caged para o mês de outubro de 2018 foram divulgados em 21 de novembro, por conta da necessidade de um tempo para consolidação dos dados. Com relação a São José dos Campos, os saldos da movimentação foi de 240 vagas. O resultado por grande setor da economia foi o seguinte:

Grande setor

SALDO

Comércio

53

Construção civil

40

Indústria

-35

Primário

14

Serviços

168

Destaca-se a geração de vagas no setor de serviços, com 168 postos novos criados no mês. Dentro das divisões da atividade econômica (conforme a classificação do CNAE), notamos forte geração de vagas na área de alimentação (saldo de 104 postos), seguido pelo comércio varejista (saldo de 69 postos). Dentre as perdas, a classe de Organizações Associativas registrou a baixa de 106 vagas.

Entre as admissões,

Grau de instrução

n

Analfabeto

10

Até 5ª Incompleto

65

5ª Completo Fundamental

30

6ª a 9ª Fundamental

106

Fundamental Completo

291

Médio Incompleto

286

Médio Completo

3651

Superior Incompleto

271

Superior Completo

732

Finalmente, cabe destacar as faixas etárias de admitidos e desligados, conforme o gráfico:

Nota-se que, no mês de outubro, a maioria das admissões aconteceu entre jovens de 18 a 24 anos, enquanto que a maior parte dos desligamentos atinge pessoas na faixa entre 24 e 30 anos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico