Rotatória da JK tem esquema especial de trânsito para dar mais fluidez
Atualizado em 23/11/2018 - 09:50
fotos sem pasta
A operação na rotatória da JK vai contar com agentes de trânsito controlando manualmente os semáforos, além da sinalização com cones - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta semana, a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou uma operação de trânsito na rotatória da avenida Juscelino Kubstcheck, próxima à concessionária Itavema. A estratégia, que inclui sinalização provisória com cones e agentes de trânsito, visa organizar e proporcionar mais fluidez ao tráfego na região, que ficou carregado após o fechamento do acesso à Dutra no km 145 para as obras do viaduto da Via Cambuí.

Realizada diariamente, de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, desde a última segunda-feira (19), a ação conta com 5 agentes posicionados em 3 pontos da rotatória, no retorno em frente ao Atacadão, na avenida João Marson (próximo à rotatória) e João Marson com Teotônio Vilela. Como as operações de trânsito são dinâmicas e são conduzidas de acordo com o comportamento e do fluxo de veículos, os locais podem sofrer alterações.

A orientação é para que os motoristas fiquem atentos à sinalização e instrução dos agentes ao passarem pelo local.

Como funciona:

Fechamento do acesso à rotatória, ao lado da concessionária
Para voltar à avenida João Marson, o motorista precisa seguir até o retorno em frente à loja de atacado.

Estreitamento de pista para o motorista que desce a JK, em direção à av. João Marson
A medida aumenta a capacidade do retorno e preserva a fluidez. Em contrapartida, com a redução do número de faixas, o condutor da JK, assim como aquele que faz o retorno, passou a contar com maior tempo de semáforo, uma vez que o agente posicionado no local controla o tempo manualmente e só interrompe o fluxo na presença de pedestres.

Semáforo piscante na av. João Marson, próximo à entrada da Vila Guarani
O trânsito só pára na presença de pedestres para atravessar a via.

Delimitação de movimentos com cones na Avenida JK.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana