Ponte na zona leste tem reforço na estrutura e ganha mão dupla
Atualizado em 22/11/2018 - 14:50
Reforço em Estrutura de Ponte da Estrada Frederico Ozanan  Zona Leste  22 11 2018
Implantação de tubulações de concreto na ponte da Estrada Frederico Ozanan; ações vão garantir mai segurança aos motoristas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para motoristas e pedestres e melhorar a fluidez do tráfego, a Prefeitura de São José dos Campos está reforçando a ponte da Estrada Municipal Frederico Ozanan, na região leste, através da substituição da estrutura de madeira por tubulações de concreto. O serviço está sendo realizado pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade.

A antiga estrutura de madeira estava com suas vigas deterioradas pela ação do tempo e apresentava risco de desabamento, de acordo com análise da Defesa Civil após vistoria no local.

Por este motivo, a ponte foi interditada recentemente para que fossem executados os trabalhos de manutenção e reforço. Durante o período de interdição, que deve terminar nesta sexta-feira (23), as alternativas viárias para os motoristas têm sido a Estrada Dom José do Couto (Estrada do Cajuru) ou por dentro do bairro Pousada do Vale, em acesso provisório aberto pela Prefeitura.

A ponte da Estrada Municipal Frederico Ozanan, que passa sobre o ribeirão do Cajuru, possui grande fluxo de veículos e tem importância estratégica por interligar cerca de 40 bairros das zonas leste e sudeste.

Melhorias
Além de ter sua estrutura reforçada, a ponte está sendo ampliada, passando de 4 para 6 metros de extensão. Ela também está sendo duplicada, de 4 para 8 metros de largura.

A ponte será reaberta neste final de semana já com novo sentido de circulação, mudando de mão única para mão dupla. A alteração atende a reivindicação antiga dos munícipes e motoristas e contribuirá para melhoria no acesso e na fluidez do tráfego, já que mais veículos poderão passar pelo local ao mesmo tempo.

As extremidades das tubulações de concreto implantadas também serão reforçadas com um sistema feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construídos manualmente. No local, serão implantados 32 metros de gabiões. O objetivo é evitar futuras erosões.

Monitoramento
A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres. Nos últimos dois meses, foram recuperadas 5 pontes nas zonas norte, sudeste e oeste.

Em 2017, foram realizadas as recuperações das cabeceiras e melhoradas as estruturas de 11 unidades, entre pontes e passarelas, em todas as regiões da cidade.

As pontes recuperadas recentemente

. Ponte que faz a ligação entre os bairros do Turvo e da Água Soca através das estradas municipais do Turvo (SJC-323) e José Theodoro Azevedo (SJC-155, nas proximidades da Cachoeira do Roncador), na zona norte;
. Ponte na estrada José Theodoro Azevedo, na zona norte;
. Ponte do Bernardino (Estrada do Rio do Peixe), na região norte;
. Ponte do Jardim Pernambucano, na zona sudeste;
- Ponte de madeira sobre o Córrego Vidoca na Travessa Linneu de Moura, acesso à rua Piraúna, também conhecida como Ponte do Golfe, na região oeste