Museu de Arte Sacra terá oficina gratuita de bonecas Abayomi no sábado
Atualizado em 23/11/2018 - 10:33
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Abayomi é o nome dado a pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura, apenas com nós ou tranças - Arte: FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Ainda como parte da programação em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza neste sábado (24), das 9h às 11h, no Museu de Arte Sacra, uma oficina de confecção de boneca Abayomi. A oficina é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Ao final, os participantes poderão levar as bonecas produzidas. 

Durante a oficina, os participantes aprenderão o passo a passo para confeccionar as bonecas, utilizando TNT e outros materiais. A intenção é que, ao final da atividade, sejam produzidas 40 bonecas. Os integrantes também receberão informações sobre a origem das bonecas o Museu de Arte Sacra. 

Abayomi é o nome dado às pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura, apenas com nós ou tranças. Elas são valorizadas pela cultura africana e contribuem para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois fazem parte da herança cultural dos negros africanos no Brasil. 

As bonecas são símbolo de resistência e o termo ‘Abayomi’ significa ‘encontro precioso’ em Iorubá (uma das maiores etnias do continente africano em termos populacionais). Durante as viagens nos navios que transportavam os escravos entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e criavam pequenas bonecas para acalmar seus filhos, além de servirem de amuleto de proteção. 

 

Museu de Arte Sacra de SJC

Travessa Chico Luiz, 67 – Centro

(12) 3921-7226


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo