Avião 14 BIS do Parque Santos Dumont receberá manutenção preventiva de alunos do Cephas, neste sábado
Atualizado em 11/04/2023 - 10:26
Manutenção do Bandeirante pelos alunos do Cephas 20 10 2018
A primeira ação dos alunos foi a limpeza da réplica do Bandeirante por ocasião do cinquentenário da criação do avião - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Quitéria Melo
Fundhas

No próximo sábado (24), às 9 horas,  a réplica do 14 BIS, situada no Parque Santos Dumont - Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000 - Vila Adyana – receberá  cuidados especiais de alunos do curso de manutenção de aeronaves e eletrônica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

A ação é resultado de uma parceria entre a escola e a Secretaria de Manutenção da cidade que prevê, além da realização de manutenção dos protótipos, a preservação dos patrimônios históricos da aviação, localizados na região Central da cidade. Os estudantes, acompanhados de um professor, serão responsáveis pela manutenção das réplicas do avião Bandeirantes, do avião 14 Bis e do foguete. 

O Parque Santos Dumont servirá como um laboratório de aula a céu aberto e contribuirá para o desenvolvimento, na parte prática da aprendizagem dos estudantes.

Os estudantes, acompanhados de um professor,  serão responsáveis pela manutenção  das réplicas das aeronaves do Santos Dumont. As ações acontecerão uma vez por mês, sempre aos sábados e terão duração de um ano.

Para o professor Gilmar Camargo, essa é uma grande oportunidade para que os alunos se familiarizem com o setor aeronáutico, conheçam o sistema das “aeronaves” e o seu funcionamento e percebam que, além de agregar conhecimento, estarão cuidando do patrimônio da cidade.

Ele explica que os alunos vão consertar possíveis danos, mas que o foco principal do trabalho será a manutenção preventiva para que os monumentos não sofram deterioração.

Raphael Ribeiro Correa Rodrigues, 23,  faz o curso de mecânica de aeronaves e vai participar deste projeto que, segundo ele,  enriquecerá muito o processo de ensino-aprendizagem.

Já para a estudante de eletrônica, Alexa Figueiredo, participar deste projeto é a realização de um sonho  de infância. Desde criança ela frequentava com os pais o Parque Santos Dumont e se encantava   com os monumentos históricos da aviação brasileira presentes no local.

“Quando  eu ia no Parque  ficava encantada com o Avião Bandeirante e os outros monumentos hoje tenho o privilégio de fazer parte de uma equipe responsável por auxiliar no cuidado com o patrimônio de nossa cidade”, contou.

Réplica do 14 Bis

A réplica do 14 Bis foi oficialmente inaugurada no Parque Santos Dumont, no dia 12 de novembro de 2006, por ocasião das comemorações do Centenário 14 Bis na cidade.

A réplica é feita em aço escovado, em tamanho natural do avião que é o primeiro meio de transporte voador mais pesado que o ar, criado pelo patrono da aviação, Alberto Santos Dumont. A reprodução do 14 Bis foi feita no CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), órgão do Comando da Aeronáutica instalado em São José dos Campos, com iniciativa da Prefeitura de São José em parceria com a ABCAER (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial).

Avião Bandeirante

No dia 20 de outubro, por ocasião do aniversário de 50 anos de comemoração da fabricação do avião Bandeirante, os alunos fizeram uma “faxina” geral na réplica do Parque Santos Dumont. Foi um momento de muita emoção para alunos, professor e todos os que participaram da ação.

 

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×