Mais Médicos: Prefeitura recompõe equipes após saída de médicos cubanos
Atualizado em 21/11/2018 - 21:38
Entrega da UBS Resolve no Jardim das Indústrias. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 31-07-2018
Para garantir a assistência integral aos usuários, a Secretaria de Saúde fez uma recomposição emergencial das equipes médicas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta quarta-feira (21), o processo de remanejamento interno de médicos para suprir a ausência dos 20 cubanos do programa Mais Médicos, que encerraram suas atividades na rede municipal de saúde no dia de hoje.

Conforme orientação do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), a partir de 20 de novembro os médicos cubanos perderam as prerrogativas que legalizavam sua permanência no Brasil e as respectivas autorizações para o trabalho no país.

Diante disso, a Secretaria de Saúde determinou o desligamento imediato dos médicos cubanos da rede SUS de São José dos Campos, sem prejuízo do recebimento da remuneração devida proporcionalmente até essa data.

Atualmente, a Prefeitura mantém 44 equipes do programa, sendo que 24 delas são compostas por médicos não cubanos.

Recomposição emergencial

Para garantir a assistência integral dos usuários, a Secretaria de Saúde fez uma recomposição emergencial das equipes que atuam no programa. A partir desta quinta-feira (22), serão incorporados às equipes 20 médicos vinculados às empresas credenciados que prestam serviços para a Prefeitura na área da atenção básica.

Esses profissionais serão alocados na Estratégia Saúde da Família (ESF) até que o governo federal conclua o processo de recomposição das equipes do programa Mais Médicos. De acordo com o edital divulgado pelo Ministério da Saúde, os novos médicos, todos brasileiros, deverão ser incorporados no programa entre os dias 3 e 7 de dezembro.

As 44 equipes do programa são vinculadas a 13 unidades básicas de saúde: Alto da Ponte, Altos de Santana, Bonsucesso, Buquirinha, Campos de São José, Eugênio de Melo, Jardim Limoeiro, Jardim São Jose II, Parque Interlagos, Parque Novo Horizonte, Putim, São Francisco Xavier, Vila Paiva e Novo Horizonte, por meio das unidades avançadas do Majestic, Primavera e Santa Hermínia.

Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. Elas fazem visitas de casa em casa, cadastram e acompanham as famílias em suas necessidades de saúde.

Atualmente, 29.287 usuários estão cadastrados junto a essas unidades, recebendo acompanhamento regular pelas equipes do programa.