Ações de alunos do curso de Barbearia da Fundhas beneficiam a comunidade
Atualizado em 22/11/2018 - 17:01
UPDB - Dia do Agente do Trânsito
Corte de cabelo será um dos serviços prestados pelos alunos do curso de Barbearia - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

O que é mais importante do que aprender na prática? Aprender fazendo o bem para a comunidade. Essa tem sido a proposta do curso de Barbearia da Unidade Profissionalizante Dom Bosco da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Durante todo o ano, os estudantes, acompanhados dos educadores, são convidados a participar de ações envolvendo diversos órgãos públicos e organizações sociais de São José dos Campos.

Nesta quinta-feira (22), foi a vez dos conselheiros tutelares serem atendidos em homenagem ao Dia do Conselheiro. Ainda neste mês, o atendimento se estenderá ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Eugênio de Melo e à Casa do Idoso Sul, ambos em atividades sobre o Novembro Azul.  

Todos poderão aproveitar para fazer um corte diferente, um penteado e até mesmo dar uma caprichada no visual da barba. Em contrapartida, os alunos dos cursos de Barbearia e Cabeleireiro da fundação poderão colocar a teoria em prática.

Jeferson da Silva Rodrigues, 16 anos, no curso há cerca de três meses, explica que aprende muito nas aulas com os professores e ressalta que é muito importante utilizar o aprendizado prático com clientes reais. “Podemos desenvolver a técnica com a prática e é bom ter leveza nas mãos para não machucar e saber lidar com o público”.

Allan Oliveira, 15 anos, morador do Campos dos Alemães, na zona sul, iniciou as aulas neste ano. Para ele, a participação em atividades práticas vão ajudar ainda mais no seu desenvolvimento profissional, já que a escolha pelo curso de Barbearia tem motivo especial. “Minha mãe tem um salão de beleza e a nossa ideia é que ela atenda as mulheres e eu atenda os homens e assim podemos crescer em família”, disse.

A educadora Débora Alves Cesare disse que além de colocar em prática o aprendizado teórico, o retorno positivo que eles recebem dos clientes, durante a participação em eventos, faz com que os estudantes se sintam valorizados, o que se torna um grande estímulo e os aproxima do mercado de trabalho.

Programação

Dia 22/11 -  14 horas - Dia do Conselheiro

Local: Conselho Tutelar Centro - Rua Carvalho de Araujo, 168, centro

 

Dia 26/11 - 14 horas - Dia de Beleza Novembro Azul

Local: Cras Eugênio de Melo - Rua Juvenal Santos, 15, Residencial Galo Branco

 

Dia 27/11 - 14 horas - Dia da Beleza para Idosos

Local: Casa Do Idoso Sul - Avenida Andrômeda 2601, Bosque dos Eucaliptos

 

Sobre a Fundhas

A Fundhas atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Entre as ações da instituição estão atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. 

Além destas atividades, os adolescentes têm como opção cursos de iniciação profissional como: barbearia, cabeleireiro, informática, mecânica, elétrica outros, de forma a proporcionar a ampliação de saberes, diferentes aprendizagens e o desenvolvimento de valores e atitudes. Todas as unidades profissionalizantes são gerenciadas pelo Cephas.

Sobre o Cephas

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica na Rua Tsunessaburo Makiguti, 399, Floradas de São José.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×