Projeto teatral viabilizado pelo FMC propõe uma reflexão sobre a virada
Atualizado em 20/11/2018 - 19:45
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Integrantes do grupo Laboratório Teatro Químico, que interpreta a peça ‘Feliz Ano Novo, um experimento sobre a virada’ - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Se você pudesse recomeçar a sua vida e fazer tudo de novo, o que faria diferente? Este é um dos muitos questionamentos que o grupo Laboratório Teatro Químico pretende levar ao público durante as apresentações da peça ‘Feliz Ano Novo, um experimento sobre a virada’, que acontecem nos dias 24 e 25 de novembro, 1º, 2 e 8 de dezembro, como parte de projeto com o mesmo nome, viabilizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Mesclando ficção e realidade, a peça é narrada em véspera de Ano Novo, quando um grupo de amigos se reúne para celebrar a transição, cheia de resoluções. Entre depoimentos, danças e revelações, o diretor Fernando Rodrigues envolve elenco e público, criando a própria obra a partir desta relação. “Queremos envolver o público, pois todos passam por esse momento de reflexão que a virada do ano traz”, explicou o diretor.

O projeto ainda prevê a realização de uma palestra no dia 25 de novembro, no Teatro da Rua Eliza, ministrada pela atriz e orientadora artística Laís Marques (formada na Escola de Dança de São Paulo e mestra em artes cênicas pela ECA/USP, com pesquisa sobre as estratégias de criação na cena contemporânea). O encontro também será transmitido pela página do teatro no facebook.

‘A Improvisação a partir do Sistema dos Viewpoints’ (técnica de improvisação que possibilita a criação de forma coletiva e intuitiva) é o tema da palestra. O sistema também oferece alternativas para as abordagens convencionais de interpretação, direção e dramaturgia.

Espetáculo: ‘Feliz Ano Novo, um experimento sobre a virada’

- Dias 24 e 25, às 20h: Teatro da Rua Eliza (Rua Elisa Costa Santos, 154 – Jardim São Dimas)

- Dia 1º/12, às 21h, e dia 2/12, às 20h: Centro de Estudos Teatrais (Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana)

- Dia 8/12, às 21h: CAC Walmor Chagas (Rua Netuno, 41 – Jardim Da Granja)

(*) Gratuito, com retirada de ingressos na bilheteria de cada local, uma hora antes do início do espetáculo. Classificação para maiores de 14 anos.

Palestra: ‘A Improvisação a partir do Sistema dos Viewpoints

- Dia 25, às 15h: Teatro da Rua Eliza (Rua Elisa Costa Santos, 154 – Jardim São Dimas)

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana