Novo contrato de supressão de árvores garante economia de R$ 567 mil
Atualizado em 22/03/2023 - 09:39
Semana da Árvore  plantios realizados na escola municipal 25 09 2018
Alunas da rede municipal plantam árvores; trabalho tem sido intensificado pela Prefeitura, que assinou novo contrato para supressão - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com economia de R$ 567,5 mil para os cofres públicos, a Prefeitura de São José dos Campos assinou contrato com a empresa LT Arte, Paisagem e Terraplanagem, que é do município, para os serviços de supressão de árvores e corte de raiz.

O valor, pelo prazo de 12 meses, é de R$ 1,3 milhão – um desconto de 30% em relação ao valor referencial da licitação, que foi de R$ 1,86 milhão.

O contrato foi assinado no último dia 13 e as equipes da nova empresa já começaram a trabalhar nesta semana.

O novo formato garantirá mais agilidade e eficiência aos serviços, já que anteriormente a supressão da árvore e o corte de raiz eram realizados por equipes distintas. Agora, os trabalhos serão executados ao mesmo tempo.

E, logo na sequência, os funcionários das regionais da Prefeitura realizarão a recomposição das calçadas.

Para solicitar a supressão de árvores, os munícipes devem abrir processo, conforme o Decreto Municipal nº 16297/2015. O corte só é realizado caso o laudo técnico comprove esta necessidade.

Plantio

São José dos Campos é considerada uma das cidades mais arborizadas do país, com 170 mil árvores em vias públicas, parques e áreas verdes no perímetro urbano. Somente em calçadas, são mais de 80 mil.

Destas, 300 são centenárias ou tombadas pelo patrimônio público, possuindo imunidade de corte.

A Prefeitura realiza ações em duas frentes de atuação, por meio das Secretarias de Urbanismo e Sustentabilidade e de Manutenção da Cidade.
A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade coordena as políticas públicas para a proteção e ampliação da vegetação de porte arbóreo no município, tendo como base o Plano Municipal de Arborização Urbana, cuja meta principal é realizar o plantio de 50 mil árvores nos próximos 12 anos. A Secretaria de Manutenção da Cidade coordena as ações operacionais, com a execução do plantio de árvores em calçadas, praças, parques e áreas verdes a partir destas diretrizes e de análises técnicas.

Munícipes também podem fazer suas solicitações por meio da Central 156. Após os pedidos, técnicos da Assessoria de Arborização e Áreas Verdes da Secretaria de Manutenção da Cidade realizam vistorias. Caso o plantio seja aprovado, o mesmo é realizado pela Prefeitura.

A atual Administração tem ampliado o plantio de árvores no centro e em bairros de todas as regiões. De janeiro de 2017 até outubro último, a cidade ganhou 14,4 mil novas mudas em vias públicas, praças e APPs urbanas (áreas de preservação permanente em torno de rios e córregos).

Também são plantadas árvores através de compensações ambientais ou como contrapartida de obras.
Novo contrato

Valor: R$ 1.299.457,00

Valor referencial: R$ 1.867.031,00

Economia: R$ 567.547,00