Dia da Consciência Negra é celebrado com muita festa em São José dos Campos
Atualizado em 20/11/2018 - 15:57
Dia da Consciência Negra  / Largo São Benedito  20 11 2018
Apresentação de capoeira foi uma das muitas atividades que a Prefeitura preparou para a população do centro da cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Apresentação de capoeira, exposição de grafite, instrumentos musicais, acessórios afros, um salão à disposição das pessoas que passaram no centro da cidade para fazer penteados afros e muito samba. Foi neste clima afro-brasileiro que o Dia da Consciência Negra foi comemorado nesta terça-feira (20), em São José dos Campos.

“Nunca vi uma festa tão linda assim aqui em São José. Eu acho que ações como essas são importantes para que as pessoas possam respeitar a cultura afro-brasileira e todos os negros”, disse Eliana Cristina Gonçalves, moradora do bairro Dom Pedro 1º.

Durante todo esse mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realiza uma série de atividades para celebrar a data com o objetivo de promover a cultura afro-brasileira no município, incentivando o diálogo sobre igualdade racial, defesa de direitos para a população negra e o combate à discriminação e a intolerância.

As atividades seguem até o dia 30 de novembro em vários pontos da cidade com palestra sobre afroemprendedorismo, seminários, turismo afro centrado (rota de turismo que foi elaborada com o intuito de possibilitar que a história da população negra do município seja revisitada), celebração da cultura afro, exposições de artes e acessórios africanos, contação de histórias, workshops de grafite e turbantes, cuidados com cabelo e pele negra, cinema e festival de dança.

Todas as atividades, que acontecem em parceria com a Secretaria de Educação, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Parque Vicentina Aranha, serão abertas ao público.

 

Programação

Dia 21

9h e 15h - Contação de Histórias Relacionadas ao Tema

Local: Sala de Leitura do Centro da Juventude

 

Dia 22

Das 8h às 11h - Tour Afro Centrado (Rota de Turismo)

Das 14h às 17h - Tour Afro Centrado (Rota de Turismo)

Local: Saída Paço Municipal

 

De 20 a 30

Das 8h às 17h - Atividades Socioeducativas para Valorização da Cultura Negra

Locais: Unidades dos Centros de Referência da Assistência Social, Escolas Municipais, Casas de Cultura, Unidades Básicas de Saúde e Casas dos Idosos

 

Dia 25

Das 14h às 18h - Celebração da Cultura Negra

Locais: Parque Ribeirão Vermelho (Avenida Maria de Lourdes Friggi, Urbanova) - Conexão Juventude

 

Dia 28

19h - Palestra sobre Afroempreendedorismo

Local: ACI (Rua Francisco Paes, 55, Centro). Palestrante: Débora Avelino, administradora de empresas, coach de empreendedorismo


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×