Avenida Olivo Gomes terá ciclofaixa 1.400 metros de extensão
Atualizado em 20/11/2018 - 12:36
fotos sem pasta
A nova ciclofaixa vai contemplar o trecho entre o viaduto que vai para o bairro de Santana até próximo a rua Paulo Madureira Lebrão, no Altos de Santana - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos deu início, neste mês, à concorrência para implantação da ciclofaixa na avenida Olivo Gomes, na região norte. A nova faixa para ciclistas integra o eixo infraestrutura do BikeSanja - programa que abriga ações diversificadas voltadas ao incentivo do uso da bicicleta na cidade. A abertura dos envelopes para conhecer as empresas participantes está marcada para sexta-feira (23), às 9h, no Paço Municipal.

Com aproximadamente 1.400 metros de extensão, a nova ciclofaixa vai contemplar o trecho entre o viaduto que vai para o bairro de Santana até próximo a rua Paulo Madureira Lebrão, no Altos de Santana. Além da construção da ciclofaixa, o escopo do trabalho ainda prevê rebaixamento, implantação e retirada de guias, pavimentação e realocação de postes.

A licitação será realizada por tomada de preços, cujo valor máximo global da obra está orçado em R$ 343.886,15. Após o fim do processo, a empresa contratada terá um prazo de três meses para executar os trabalhos.

Nova configuração

A obra altera a configuração da avenida Olivo Gomes, porém não vai interferir nas vagas de estacionamento do local. A faixa de rolamento à direita, ao longo do trecho, será transformada em ciclofaixa, segregada por tachões e balizadores. Assim, quem optar pelo deslocamento de bicicleta poderá fazer o trajeto com mais segurança.

BikeSanja

Formado por vários eixos de ação, o BikeSanja inclui ações educativas, que levam noções de mobilidade urbana e uso consciente e seguro da bicicleta pela população; legislação, com a revisão da lei da calçada segura, que deverá se adequar ao uso de bicicletas; infraestrutura, que compreende a ampliação e conexão da malha cicloviária da cidade, além do eixo do incentivo ao uso, representado pelo compartilhamento de bicicletas.

Sistema cicloviário

São José dos Campos conta hoje com 96 quilômetros de ciclovias. A previsão é que, em 2020, a cidade chegue a 157 quilômetros da malha cicloviária.

Próximas ciclovias:
Vidoca – 3,6 km
São Francisco Xavier – 4,5 km
Eixo Astronautas – DCTA – 6 km
Nelson D’Ávila - 2,7km
Bairro ciclável Chácaras Reunidas – 14,63 km
Via Cambuí – 8,6 km (em construção)
Via Jaguari – 4 km (em licenciamento ambiental)
Ponte Maria Peregrina – 0,35 km
Passarela Ponte Minas Gerais – 0,38 km