Novos agentes passam por formação e reforçam equipe do trânsito a partir de dezembro
Atualizado em 20/11/2018 - 09:39
fotos sem pasta
Novos agentes passam por curso de formação que inclui aula de primeiros socorros - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir do próximo mês a equipe de agentes de trânsito de São José dos Campos receberá o reforço de mais 11 profissionais que, após a fase preparatória, serão encarregados de cuidar da gestão operacional do trânsito na cidade.

De acordo com a portaria 94/2017 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para ingressar na função, os novos integrantes precisam passar por um curso de formação, dividido em 9 módulos: legislação, noções de engenharia de tráfego e sinalização, legislação de trânsito aplicada, ética e cidadania, psicologia aplicada, o papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e técnicas de abordagem.

Além das etapas obrigatórias, os profissionais também contarão com módulos extras, que incluem direção defensiva, primeiros socorros, estatística, assim como legislação, técnicas de abordagem e prática de operação e fiscalização também aplicadas ao transporte público, totalizando 240 horas de capacitação.

A capacitação teve início há cerca de duas semanas e será concluída ainda na primeira quinzena do mês de dezembro. Neste período também está previsto o estágio em campo, onde os novos agentes vivenciam a nova função monitorados por agentes veteranos da Prefeitura de São José dos Campos.

Atualmente, o município conta com 118 profissionais, que se dividem em 4 turnos de trabalho e atuam nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização de trânsito.

Agente da mobilidade

Desde 2017, com a alteração do nome da Secretaria de Transportes para Secretaria de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de São José dos Campos vem mudando o conceito de trabalho da pasta, especialmente no que se refere à operação.

Uma das principais mudanças é a integração das equipes de fiscalização de trânsito com os fiscais de transporte público, tornando ambos agentes da mobilidade, responsáveis por viabilizar o deslocamento organizado e seguro da população.

A frota utilizada pela equipe já carrega o novo conceito de agente de mobilidade. O próximo passo será a mudança dos uniformes, prevista para o início de 2020.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana