Estudantes participam de cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional
Atualizado em 19/11/2018 - 18:24
Solenidade Dia da Bandeira na EMEF Waldemar Ramos no bairro Vista Verde. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 19-11-2018
Durante a cerimônia, os estudantes ainda plantaram duas mudas da árvore pau-brasil nas dependências da escola - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Emef Profº Waldemar Ramos, localizada no bairro Vista Verde, região leste de São José dos Campos, recebeu nesta segunda-feira (19), às 11h, a cerimônia de incineração da Bandeira Nacional, ato que marca a troca de uma bandeira inservível por uma nova. A cerimônia cívica em comemoração ao Dia da Bandeira contou com a participação do Tiro de Guerra.

A solenidade realizada pelo grupo de atiradores do Tiro de Guerra, contou com a apresentação da tropa e a execução dos hinos nacional e da bandeira. O ex-combatente Ercílio Santini, tenente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e cerca de 400 estudantes do 6º ao 9º ano participaram das atividades.

“Para mim é uma grande alegria fazer parte desta cerimônia, me sinto muito orgulhoso em poder participar deste dia”, disse o ex-combatente Ercílio Santini, de 96 anos.

Durante a cerimônia, os estudantes ainda plantaram duas mudas da árvore pau-brasil nas dependências da escola. A solenidade contou também com a premiação de medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares de um concurso de redação com o tema Bandeira Nacional.

“É muito bom ver um projeto que eu fiz de coração, ser reconhecido. Eu fiz um poema, tive que pesquisar muito, confesso que foi um pouco difícil, mas no final deu tudo certo”, contou a primeira colocada do concurso, Gabriela Ayumi, estudante do 9º ano.

“O Dia da Bandeira é uma data muito importante para os militares, a bandeira é um dos símbolos da pátria que nos traz à lembrança uma nação grande. Temos que cultuar esse símbolo, para nós que cultuamos esses valores diariamente é um prazer oportunizar esse momento aos estudantes”, afirmou o sargento De Sales, representante do Tiro de Guerra.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania