São José traz debates importantes sobre o Dia da Consciência Negra
Atualizado em 14/11/2018 - 17:48
Seminário de Enfrentamento ao Racismo Institucional. Foto: Claudio Vieira/PMSJC.14-11-2018
O objetivo é promover a cultura afro-brasileira no município, incentivando o diálogo sobre igualdade racial - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, deu início nesta quarta-feira (14) a uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, e que irão acontecer durante todo o mês. O objetivo é promover a cultura afro-brasileira no município, incentivando o diálogo sobre igualdade racial, defesa de direitos para a população negra e o combate à discriminação e a intolerância. 

Na abertura, duas atividades marcaram a semana, sendo uma “Roda de Conversa sobre Cotas Raciais”, que aconteceu no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e contou com a presença do reitor professor Dr. Carlos Américo Pacheco e do corpo docente do Instituto; e um “Seminário Regional de Enfrentamento ao Racismo Institucional”, ministrado por Roseli Oliveira, coordenadora geral de Políticas Temáticas de Ações Afirmativas do Ministério dos Direitos Humanos.

Para a palestrante Roseli, esse é um momento muito relevante para a cidade. “São José dos Campos é um importante polo de enfrentamento ao racismo. A participação do poder público é fundamental para que se reveja o lugar dessa população na história e desenvolva políticas de enfrentamento ao racismo, de proteção e de promoção dessas pessoas. A informação tem que ser trabalhada para quebrar o racismo, levando todos a refletir a questão no dia a dia e nas relações humanas. Eu peguei a frase de um amigo que traduz bem o que penso: entre nós há um poço intransponível, mas entre os corações temos que construir pontes infindáveis de amor, é isso”, concluiu.

Os eventos desta quarta-feira (14), contaram com a presença de autoridades locais e profissionais alinhados com o tema da Igualdade Racial como o professor doutor Cléber Vieira Coordenador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN; professora doutora Zuleika Stefânia – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros - Unifesp, Cristian Willian de Carvalho da Comissão de Igualdade Racial - OAB/SJC e Carlos Roberto da Silva, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

As atividades seguem até o dia 30 de novembro em vários pontos da cidade com palestra sobre afroemprendedorismo, seminários, turismo afrocentrado (rota de turismo que foi construída com o intuito de possibilitar que a história da população negra do município, seja revisitada), celebração da cultura afro, exposições de artes e acessórios africanos, contação de histórias, workshop de grafite e turbantes, cuidados com cabelo e pele negra, cinema e festival de dança.

Todas as atividades, que acontecem em parceria com a Secretaria de Educação, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Parque Vicentina Aranha, serão abertas ao público.

Programação

Dia 20

Das 10h às 18h - Celebração da Cultura Negra

Local: Largo São Benedito Praça Afonso Pena

19h - Roda de Conversa sobre a Mulher Negra na Sociedade Atual

Local: Parque Vicentina Aranha

 

Dia 21

9h e 15h - Contação de Histórias Relacionadas ao Tema

Local: Sala de Leitura do Centro da Juventude

 

Dia 22

Das 8h às 11h - Tour Afro Centrado (Rota de Turismo)

Das 14h às 17h - Tour Afro Centrado (Rota de Turismo)

Local: Saída Paço Municipal

 

De 20 a 30

Das 8h às 17h - Atividades Socioeducativas para Valorização da Cultura Negra

Locais: Unidades dos Centros de Referência da Assistência Social; Escolas Municipais; Casas de Cultura, Unidades Básicas de Saúde e Casas dos Idosos

 

Dia 25

Das 14h às 18h - Celebração da Cultura Negra

Locais: Parque Ribeirão Vermelho (Avenida Maria de Lourdes Friggi, Urbanova) Conexão Juventude

 

Dia 28

19h - Palestra sobre Afroempreendedorismo

Local: ACI (Rua Francisco Paes, 55, Centro). Palestrante: Débora Avelino, administradora de empresas, coach de empreendedorismo


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão