Primeiro dia dos Jogos Abertos do Interior termina com títulos para São José
Atualizado em 14/11/2018 - 22:09
82º Jogos Abertos do Interior - 1º dia
Capoeira emplacou títulos de campeã geral nas categorias feminina e masculina - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

São José dos Campos iniciou bem os 82º Jogos Abertos do Interior de São Carlos e da forma digna de atual campeã geral: com títulos.

O primeiro dia de competições, transcorrido durante toda a quarta-feira (14) de véspera de feriado rendeu os troféus de campeão para as categorias feminina e masculina na capoeira, mantendo assim a hegemonia na modalidade.

Entre as mulheres, não teve para ninguém. Luara Machado, Fabiana Moura, Aline Guedes e Monica Lobão conquistaram medalhas de ouro nas respectivas categorias. Estas se somaram às outras duas douradas dos homens, além de uma prata e um bronze conquistadas por eles. O elenco masculino foi formado por Jeferson Gonçalves, João Gabriel, Wilnen Wellington e Reginaldo Francisco. O time que viajou a São Carlos teve a liderança do Mestre Lobão.

Entre as modalidades que iniciaram a caminhada nos Abertos, o basquete masculino sub-20, assim como no feminino, chegou mostrando para o que veio e derrotou o time de São José do Rio Pardo pelo placar de 92 a 23, sob o comando do técnico Pedro Morais.

Os garotos do programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura, Luis Felipe, 17 anos, e Lucas Barbosa, de 19, estrearam nos Abertos pela primeira vez e destacaram o fim do ‘friozinho na barriga’ pelo primeiro jogo no torneio.

“Saiu o peso da estreia. Agora vamos fazer um bom campeonato e chegar às finais”, disse Luis. “Agora pra frente vamos ter mais dificuldades, vamos focas para os próximos jogos”, completou Lucas.

Os homens que representam São José dos Campos na malha também começaram os Jogos com vitória, porém conquistada nas últimas jogadas. O time joseense encarou Fernandópolis e nos detalhes, dentro da Cancha Municipal Palestra, se sobressaiu ao adversário com o marcador final de 152 a 148.

De raquete e peteca na mão, a delegação joseense também fez bonito e começou os torneios de simples masculino e feminino, além do de duplas para os homens em grande estilo.

Entre eles, foram 3 confrontos vencidos contra nenhum de Cafelândia, dentro da categoria simples da primeira divisão, além de uma classificação nas duplas contra a mesma cidade. O adversário final será contra os rivais de Santos. Já entre as mulheres a vitória também foi por 3 a 0 sobre Borebi, no individual e nas duplas. A final de duplas será contra o município vizinho de Jacareí. Ambas as decisões acontecem nesta quinta-feira (15).

Os Abertos também começaram para São José nos ringues. O elenco de boxe joseense fez seis lutas e saiu vitorioso em cinco delas. Ganharam: Ronaldo (-49kg), Gabriele (-51kg), Hebert (-75kg), Michel (-81kg), Cauã (-91kg) e Tiago (+91kg). João, que luta na categoria até 69kg, foi o único superado dentre os compromissos.

Encerrando o dia de vitórias, o tênis de mesa feminino conquistou uma vitória tranquila contra São Bernardo do Campo, com uma vitória de 3 jogos a 0, com um trio formado por Katia Kawai, Thais Figueiredo e Letícia Nagata. Além disso, nos tabuleiros de xadrez, os elencos masculino e feminino liderados por Gabriel Carvalho venceram seus compromissos por 3 jogos a 1 cada. Os homens vencerem os rivais de Sarutaia, e as mulheres as atletas de Coroados.

A única baixa do dia se deu no vôlei de praia. A dupla joseense, que tem como um dos integrantes o jovem Ítalo Chaves, 17 anos, do programa Atleta Cidadão, fez frente a experiente equipe de Campinas, mas foi superada por 2 sets a 0, com parciais de 12/18 e 10/18. Eles ainda têm outros dois jogos a realizar.

A competição de natação ACD (atleta com deficiência) teve atraso na programação e São José terminou em 5º lugar geral, tanto no feminino quanto no masculino, disputando com atletas bem jovens. No total, o time conseguiu 5 ouros, 11 pratas e 8 bronzes.

Jogos Abertos do Interior – 2018
Troféus: 2 de campeão
Medalhas: 13 ouros, 12 pratas e 9 bronzes
Equipes campeãs: capoeira (feminina e masculina)