Estudantes plantam árvore pela preservação de vidas no trânsito
Atualizado em 14/11/2018 - 17:03
Plantio de árvore no Dia das Vítimas de Trânsito com a participação de alunos da Escola Olímpio Catão. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-11-2018
Alunos da escola estadual Olímpio Catão assumem o compromisso de cuidar da árvore, plantada em homenagem à vida no trânsito - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Cerca de 60 alunos do 6º ano da escola estadual Olímpio Catão, na região central de São José dos Campos, semearam uma muda de pau-brasil em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. O ato também celebrou as mais de 600 vidas que foram poupadas nos três últimos anos no Estado de São Paulo, graças à união de esforços do poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

Por volta das 10h desta quarta-feira (14), três alunos discursaram sobre o tema e em seguida, com o apoio dos colegas, plantaram a árvore que será mais um símbolo do comprometimento do município com a segurança no trânsito. O evento ainda contou com a presença de autoridades e representantes do Detran e Cruz Vermelha.

Para o estudante Josué Henrique da Silva, 12 anos, o plantio da árvore vai permitir que outros alunos, que entram todos os anos, possam prestigiar o símbolo e lembrar do compromisso por um trânsito mais seguro. Para ele, as pessoas precisam ter mais consciência e respeito às regras. “Vou levar essa mensagem para casa para que meus pais se tornem ainda mais conscientes”.

A vice-diretora da escola, Luciene Amadeu, de 53 anos, afirmou que plantar a árvore foi o fechamento de meses de trabalho sobre o tema. Desde o Maio Amarelo, a instituição realiza ações de conscientização com pais e alunos.

Cristina Lucas, professora de Educação Física e uma das coordenadoras das ações voltadas à segurança no trânsito dentro da escola, relatou os resultados do trabalho realizado. “Eles estão mais responsáveis e estenderam este comportamento à família. Hoje eles atravessam na faixa, desembarcam sempre pelo lado da calçada. O mudança é visível”, concluiu.

Os cuidados com a muda será uma tarefa dos alunos da escola.

Mobilização

A celebração ao Dia em Memórias das Vítimas de Trânsito será marcado com o plantio da árvore também em outras cidades que integram o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito da cidade até 2020.

São José dos Campos passou a integrar o Movimento em 2017 e, no mesmo ano, já apresentou resultados expressivos em relação ao ano anterior. Em 2016, 61 pessoas morreram nas vias urbanas da cidade. Em 2017, esse número caiu para 37.

Década de Ação pela Segurança no Trânsito

Em maio de 2011, a Prefeitura de São José dos Campos assumiu o compromisso proposto pela Década de Ação pela Segurança Viária, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com a OMS (Organização Mundial de Saúde), entre outras instituições, cujo objetivo é estabilizar e reduzir pela metade o número de mortos e feridos graves em decorrência de acidentes de trânsito.

Na ocasião a cidade semeou um Ipê Amarelo, próximo à antiga sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na região central, para representar o compromisso com o movimento.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana