Escola Municipal recebe solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira
Atualizado em 18/11/2018 - 12:43
Emef Prof. Waldemar Ramos, localizada no bairro Vista Verde, região leste de São José dos Campos, receberá no dia 19 de novembro, às 11h, a Cerimônia de incineração da Bandeira Nacional
O Culto à Bandeira, evento que realiza a queima das bandeiras que não serão mais utilizadas será apresentada para cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano da Emef Prof. Waldemar Ramos, localizada no bairro Vista Verde, região leste de São José - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A Emef Profº Waldemar Ramos, localizada no bairro Vista Verde, região leste de São José dos Campos, receberá nesta segunda-feira (19), às 11h, a cerimônia de incineração da Bandeira Nacional -- ato que marca a troca de uma bandeira inservível por uma nova. A cerimônia cívica em comemoração ao Dia da Bandeira contará com a participação do Tiro de Guerra.

O culto à bandeira, evento que realiza a queima das bandeiras que não serão mais utilizadas, será apresentada para cerca de 400 alunos do 6º ao 9º ano. De acordo com o artigo 32 da lei 5.700, todas bandeiras nacionais em mau estado devem ser incineradas. A cerimônia, que é realizada pelo grupo de atiradores do Tiro de Guerra, vai contar com a apresentação da tropa e a execução dos hinos nacional e da bandeira.

Ainda de acordo a lei, o hasteamento da bandeira nacional deve ser realizado pontualmente ao meio dia, em seguida a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis.

Durante a cerimônia, os estudantes plantarão duas mudas da árvore pau-brasil nas dependências da escola. A solenidade vai contar também com a premiação de medalhas para o 1º, 2º e 3º lugares de um concurso de redação com o tema Bandeira Nacional.

O Dia da Bandeira

Dezenove de novembro é comemorado em todo o território nacional como o Dia da Bandeira. A bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. A bandeira nacional é o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Serviço

Cerimônia Cívica em Comemoração ao Dia da Bandeira

Data: 19/11/2018

Horário: 11 horas

Local: Emef Profº Waldemar Ramos - R. México, 84 - Vista Verde

Contato: 3912-2759


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×