Aprovados no concurso da GCM são contratados e se apresentam nesta segunda
Atualizado em 18/11/2018 - 09:17
Guardas municipais são treinados durante 80 horas por ano para o uso de armas de fogo
Curso para os futuros guardas municipais vai consumir 720 horas e inclui treinamento de tiro - Foto: PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Os aprovados no concurso público para compor a Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos já estão contratados e começam a preparação na próxima segunda-feira (19). Após um dia de integração, na terça-feira (20), os contratados começam a frequentar o curso de formação para, em seguida, serem colocados nas atividades de patrulhamento. Foram previstas 70 vagas para o curso.

O concurso para Guarda Civil Municipal 2ª Classe foi aberto no dia 9 de fevereiro deste ano. Inscreveram-se 4.563 candidatos. No dia 19 de outubro, a seleção foi homologada com 236 aprovados. Os 70 primeiros foram convocados para as fases seguintes da seleção.

O concurso iria contratar, inicialmente, 50 guardas. Porém, a Prefeitura decidiu aumentar o número de novos guardas de 50 para 70, um crescimento de 40% sobre a previsão inicial.

No próximo dia 30 de novembro, às 15h, será realizada a aula inaugural do curso, no auditório 1 do Parque Tecnológico, na região leste. Será uma atividade aberta, com a presença de familiares dos alunos e outros convidados.

Curso

O curso, que deverá ser concluído até abril do próximo ano, prevê aulas teóricas e práticas sobre legislação, disciplina e hierarquia, procedimentos operacionais e administrativos, defesa pessoal e treinamento de tiro.

Após a conclusão do curso de formação, os novos contratados estarão habilitados para iniciar o estágio probatório de três anos, já no exercício de todas as funções que cabem a um guarda municipal.

A GCM conta atualmente com um efetivo de 277 integrantes. Após a incorporação dos novos guardas, serão 347.

Três décadas de história

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos tem 30 anos de atuação. A instituição foi criada em 6 de janeiro de 1988 com a função constitucional de zelar pelos bens, serviços e instalações públicos. A corporação mantém efetivo 24 horas nas ruas, apoia e integra operações conjuntas de atividades de fiscalização e ordenamento urbano, coíbe atos de vandalismo e zela pela estética urbana.