Ação do Dia Mundial do Diabetes movimenta o centro de São José
Atualizado em 14/11/2018 - 15:28
Evento em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, no largo São Benedito. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 14-11-2018
Campanha do Dia Mundial do Diabetes teve atendimento durante toda a manhã desta sexta-feira no largo da Igreja São Benedito - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

O largo da Praça São Benedito, no centro da cidade, teve grande movimento na manhã desta quarta-feira (14) em razão da ação realizada pela Prefeitura de São José dos Campos para conscientização da população sobre a necessidade do controle e tratamento do diabetes.

O evento, realizado em função da comemoração do “Dia Mundial do Diabetes”, faz parte da Campanha Novembro Azul do município, que coloca o homem como protagonista de sua saúde e visa realizar ações de prevenção do diabetes e câncer de próstata.

Os profissionais da Prefeitura e parceiros ficaram à disposição da população para prestar orientações nutricionais, abordar os cuidados com a saúde bucal e os riscos do tabagismo. Houve também verificação da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de massa corpórea, além de distribuição de material informativo sobre os riscos das doenças.

Thaira Gomes de Melo, 21 anos, é estudante e estava de passagem pelo centro quando encontrou a tenda do evento. “Adorei ter parado aqui, é uma ação onde conseguimos nos conscientizar sobre vários fatores de nossa saúde”.

Ela destacou a importância do estande das hortas urbanas. “Foi minha parte favorita, aprendi como começar uma horta e ganhei uma muda de manjericão e outra de salsinha que, chegando em casa, já irei plantar”, disse.

Almir Neves Leite, 71 anos, é um paciente que realiza periodicamente o acompanhamento de sua glicemia e pressão arterial, mas que aproveitou o evento para fazer uma nova checagem. Para sua surpresa, os números de sua glicemia estavam mais altos que o normal, levando-o a receber orientação especializada de médicos presentes no evento.

“Esse foi o primeiro evento que participei, pretendo voltar sempre. Passei pela medição de pressão e glicemia, os profissionais foram muito competentes e educados, agora recebi o encaminhamento da médica para a minha UBS para realizar a marcação de consulta médica e exames”, disse Almir.

Durante todo mês de novembro, as unidades básicas de saúde seguem desenvolvendo uma rotina com atividades especiais, voltadas para a campanha.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações de prevenção do diabetes, doença silenciosa que tem causado inúmeras incapacidades e mata um indivíduo a cada 8 minutos. Este ano, o tema da campanha é “A Família e Diabetes” e chama atenção para influências comportamentais e clínicas da família, que representa o grupo primário de relacionamentos e é capaz de impactar a saúde de seus integrantes.

O diabetes é a segunda doença que mais mata homens em São José dos Campos – a primeira é a pneumonia. Atualmente, 47.685 pacientes com diabetes são acompanhados pelas equipes médicas das unidades básicas de saúde do município.