‘Terapia Musical’ e ‘Benção das Violas’ reúne alunos da Fundação Cultural
Atualizado em 13/11/2018 - 17:03
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Alunos de viola caipira da CC Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, em apresentação no distrito de Eugênio de Melo - Foto: Divulgação/Acervo FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza duas importantes atividades, no próximo dia 22 (quinta), envolvendo 56 alunos das oficinas culturais de viola e lutheria (construção de instrumentos musicais) das casas de cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela, no distrito de Eugênio de Melo, e Tim Lopes, no Bosque dos Eucaliptos. Os dois encontros são abertos ao público.

Uma delas, batizada de ‘Terapia Musical’, acontece a partir das 18h na Casa de Repouso Vó Laura, também localizada no distrito de Eugênio de Melo. No local, 19 alunos da oficina de viola da CC Rancho do Tropeiro, sob orientação do mestre Zé da Viola, farão uma apresentação musical para os idosos atendidos pela instituição.

Um pouco depois, às 19h, este grupo se junta a outros 37 alunos das oficinas de lutheria das casas de cultura Rancho do Tropeiro e Tim Lopes, para a ‘Benção das Violas’, que será conduzida pelo mestre Marinho, do Grupo São Gonçalo Padroeiro dos Violeiros, e Luiz Carlos Mira. Também haverá apresentações dos violeiros e do Grupo de Dança São Gonçalo, de Eugênio de Melo.

“A ‘Benção das Violas’ acontece desde 1997 na CC Rancho do Tropeiro, quando ainda era feita pelo mestre Zé Mira, e já virou uma tradição por aqui”, conta Benedito Soares, o Seu Dito, orientador das oficinas de lutheria nas duas casas de cultura.

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela

Av. Ambrósio Molina, 184 - Eugênio de Melo