Projeto "O Cuidado com a Primeira Infância" é premiado em Fórum Internacional
Atualizado em 14/11/2018 - 09:33
Primeira infancia
A equipe das secretarias de Saúde e Educação, que trabalhou no projeto "O Cuidado com a Primeira Infância": novo prêmio em SP - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu, nesta terça-feira (13), o prêmio de primeiro lugar pelo projeto “O Cuidado com a Primeira Infância”, durante II Fórum Internacional de Promoção da Saúde.

O evento  foi promovido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e englobou também o X Fórum Estadual de Promoção da Saúde e o VII Encontro de Experiências Bem Sucedidas em Promoção da Alimentação Saudável.

Entre 130 trabalhos apresentados, o projeto joseense ficou classificado entre os cinco melhores para apresentação oral. E nesta quinta, foi escolhido como primeiro colocado.

“O Cuidado com a Primeira Infância” é um projeto intersecretarias – Secretaria de Educação e Cidadania e Secretaria de Saúde – que visa a sensibilização, capacitação e responsabilização dos profissionais da área de educação infantil e saúde para o reconhecimento das vulnerabilidades e dos sinais de alerta e “sintomas” de violência contra criança (primeira infância). A partir desta premissa, os profissionais devem desencadear ações para desenvolvimento integral da criança, cuidados em saúde e proteção social.

O projeto tem o objetivo de integrar os cuidados em saúde às ações da Educação Infantil alinhando às premissas do Marco Legal da Primeira Infância.

Este projeto teve início em agosto de 2017. No ano passado, o projeto já havia sido premiado no concurso “Boas Práticas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, promovido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Instituto Alana.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×