Prefeitura realiza ação de conscientização sobre o Dia Mundial do Diabetes
Atualizado em 14/11/2018 - 10:08
Blitz Educativa para caminhoneiros com a Polícia Federal 25 09 2018
Atualmente, 47.685 pacientes com diabetes são acompanhados pelas equipes médicas das unidades básicas de saúde - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos promove nesta quarta-feira (14) uma ação de conscientização pelo “Dia Mundial do Diabetes”, denominada Campanha Novembro Azul. A atividade acontece das 8h30 às 13h30 no largo da Praça São Benedito, no centro da cidade, e visa conscientizar a população para a necessidade do controle e tratamento da doença e alertar sobre as suas graves consequências.

A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde do Adulto e do Idoso, também vai abordar a prevenção do câncer de próstata, a neoplasia mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.

Os profissionais da Prefeitura e parceiros estarão à disposição da população para prestar orientações nutricionais, abordar os cuidados com a saúde bucal e os riscos do tabagismo. Haverá também verificação da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de massa corpórea, além de distribuição de material informativo sobre os riscos das doenças.

Durante todo mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde também estão desenvolvendo uma rotina com atividades especiais, voltadas para a campanha.

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações de prevenção do diabetes, doença silenciosa que tem causado inúmeras incapacidades e mata um indivíduo a cada 8 minutos. Este ano, o tema da campanha é “A Família e Diabetes” e chama atenção para influências comportamentais e clínicas da família, que representa o grupo primário de relacionamentos e é capaz de impactar a saúde de seus integrantes.

Em todo o mundo, mais de 425 milhões de pessoas têm diabetes – no Brasil, esse número é de 13 milhões. No país, a ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), instituição responsável pela reinserção do Novembro Diabetes Azul no Calendário de Eventos do Ministério da Saúde.

O diabetes é a segunda doença que mais mata homens em São José dos Campos – a primeira é a pneumonia. Atualmente, 47.685 pacientes com diabetes são acompanhados pelas equipes médicas das unidades básicas de saúde do município.

Atividades programadas

• Cuidados com os pés diabéticos
  • Tabagismo
  • Cuidados com a boca