Plantio de árvore marca Dia em Memória às Vítimas de Trânsito
Atualizado em 13/11/2018 - 18:54
Mobilidade Urbana
O Movimento Paulista tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito da cidade até 2020 - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, vão homenagear as vítimas de acidentes de trânsito e também promover a reflexão sobre o comportamento no trânsito. O plantio da muda de uma árvore será a forma de celebrar a vida e mostrar a importância da união de esforços para tornar as ruas e estradas mais seguras.

Marcada para as 10h, na Rua 15 de Novembro, ao lado da escola Olímpio Catão, na região central, o ato contará com a participação dos alunos da escola, que semearão a muda de pau-brasil, árvore que deu nome ao país e simboliza sabedoria e longevidade, atributos que foram considerados para reforçar a mensagem de que atitudes responsáveis podem poupar vidas.

Mobilização

A celebração ao Dia em Memórias das Vítimas de Trânsito será marcada com o plantio da árvore também em outros municípios que integram o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como meta reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito da cidade até 2020.

Além do ato de semear a árvore, a ação também contará com postagens nas redes sociais para lembrar a sociedade sobre as consequências de atitudes irresponsáveis em trânsito.

Movimento Paulista

Desde o início do Movimento Paulista em 2016, mais de 600 vidas foram preservadas, fruto de ações coordenadas entre as prefeituras, Governo do Estado e sociedade civil. São José dos Campos passou a integrar o Movimento em 2017 e no mesmo ano já apresentou resultados expressivos em relação ao ano anterior. Em 2016, 61 pessoas morreram nas vias urbanas da cidade. Em 2017 esse número caiu para 37.