Dia da Consciência Negra será celebrado durante todo o mês de novembro
Atualizado em 13/11/2018 - 11:58
Turbante
Além de palestras e seminários, o evento contará com workshop de grafite e turbantes - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, irá realizar, nessa quarta-feira (14), duas atividades que marcam o mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. O evento constará de uma “Roda de Conversa sobre Cotas Raciais” e um “Seminário Regional de Enfrentamento ao Racismo Institucional” ministrado por Roseli Oliveira, coordenadora geral de Politicas Temáticas de Ações Afirmativas do Ministério dos Direitos Humanos.

Representando o governo federal, um dos convidados a participar dessas ações será Juvenal Araújo, Secretário Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Além dele, os dois eventos, ainda terão a participação de profissionais alinhados com o tema da Igualdade Racial como o professor doutor Cléber Vieira Coordenador da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN; professora doutora Zuleika Stefânia – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros - Unifesp, Cristian Willian de Carvalho da Comissão de Igualdade Racial - OAB/SJC e Carlos Roberto da Silva, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

O objetivo dessas e de outras ações, que irão acontecer ao logo desse mês, é o de promover a cultura afro-brasileira no município, incentivar o diálogo sobre igualdade racial, defesa de direitos para a população negra e o combate à discriminação e a intolerância.  

Os eventos irão acontecer até o dia 30 de novembro em vários pontos da cidade com palestra sobre afroemprendedorismo, seminários, turismo afrocentrado (rota de turismo que foi construída com o intuito de possibilitar que a história da população negra do município, seja revisitada), celebração da cultura afro, exposições de artes e acessórios africanos, contação de histórias, workshop de grafite e turbantes, cuidados com cabelo e pele negra, cinema e festival de dança.

Todas as atividades, que acontecem em parceria com a Secretaria de Educação, Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Parque Vicentina Aranha, serão abertas ao público.

Programação

Dia 14

10h – Roda de Conversa sobre Cotas Raciais

Local: Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA/ SJC

13h30 - Seminário de Enfrentamento ao Racismo Institucional

Local: Câmara Municipal de São José dos Campos

Dia 20

Das 10h às 18h - Celebração da Cultura Negra

Local: Largo São Benedito Praça Afonso Pena

19h - Roda de Conversa sobre a Mulher Negra na Sociedade Atual

Local: Parque Vicentina Aranha

Dia 21

9h e 15h - Contação de Histórias Relacionadas ao Tema

Local: Sala de Leitura do Centro da Juventude

Dia 22

Das 8h às 11h - Tour Afro Centrado (Rota de Turismo)

Das 14h às 17h - Tour Afro Centrado (Rota de Turismo)

Local: Saída Paço Municipal

De 20 a 30

Das 8h às 17h - Atividades Socioeducativas para Valorização da Cultura Negra

Locais: Unidades dos Centros de Referência da Assistência Social; Escolas Municipais; Casas de Cultura, Unidades Básicas de Saúde e Casas dos Idosos.

Dia 25

Das 14h às 18h - Celebração da Cultura Negra

Locais: Parque Ribeirão Vermelho (Avenida Maria de Lourdes Friggi, Urbanova) Conexão Juventude

Dia 28

19h - Palestra sobre Afroempreendedorismo

Local: ACI - Rua Francisco Paes, 55, Centro Palestrante: Débora Avelino, administradora de empresas, coach de empreendedorismo


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×