Pesquisa revela que infraestrutura e captação de vagas do PAT é positiva
Atualizado em 12/11/2018 - 15:22
PAT - Pesquisa sobre Captação
As empresas contam com espaço gratuito no PAT para seleção de candidatos e treinamentos - Foto: Divulgação

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Após finalizadas as obras de readequação do prédio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), em setembro, foi concluída também uma pesquisa junto às empresas que recorrem ao órgão para oferecimento de vagas de emprego. O PAT, que é vinculado à Prefeitura de São José dos Campos, oferece cerca de 30 vagas de emprego por dia, em diversas áreas. 

A pesquisa foi realizada junto às 75 empresas que ofertam vagas no PAT e teve como objetivo analisar o nível de satisfação dos empregadores. 

Segundo a pesquisa, em relação a seleção e encaminhamentos de candidatos às empresas feitos pelo PAT, 89% dos empregadores aprovaram esse serviço prestado pelo PAT.

O atendimento dos agentes de captação do PAT obteve 95% de aprovação das empresas. Sobre a estrutura de atendimento do Posto, a pesquisa revelou 97% de aprovação por parte dos empregadores. Sobre aprovação e recomendação do órgão, a pesquisa apontou 100% de aceitação dos empregadores.

Segundo os técnicos do PAT, o setor de captação de vagas (empregadores) tem recebido especial atenção nos últimos meses, disponibilizando aos empresários todos os recursos possíveis para recepção e treinamento de candidatos.

Pesquisa com usuários

Na pesquisa realizada em setembro, com 362 candidatos a vagas de emprego no PAT, foram realizadas entrevistas com pessoas que opinaram sobre organização, recomendação, acesso ao prédio, cordialidade na recepção, aprovação, organização, atendimento e tempo de espera. Cerca de 6 mil pessoas são atendidas mensalmente no local.

Entre alguns itens questionados, a pesquisa revelou que passou de 71% (pesquisa de agosto), para 82% (setembro), o índice de satisfação dos usuários no que se refere as questões de estrutura, arrumação dos guichês e acomodações gerais. As pesquisas de satisfação de usuários do PAT serão realizadas mensalmente.

Entre alguns itens questionados, a pesquisa revelou que passou de 71% para 82% o índice de satisfação dos usuários no que se refere as  questões de estrutura, arrumação dos guichês e acomodações gerais.

Readequação do PAT 

  • Todos os serviços oferecidos num só espaço: PAT, Qualifica, Quero Serviços, Pró-Trabalho e Observatório do Trabalho
  • Aumento do número de atendentes
  • Treinamento constante da equipe de atendimento
  • Implementação da captação de vagas em empresas
  • Novo painel de senhas
  • TV com anúncio de vagas
  • Sistema inteligente de senhas e acompanhamento gerencial
  • Sala da gerência no saguão
  • Agendamento para seguro-desemprego e carteira de trabalho
  • Salas para o empregador fazer seleção e treinamento de pessoal
  • Painel com resultados das pesquisas
  • Informações sobre cursos gratuitos de capacitação

Posto de Atendimento ao Trabalhador

Para se candidatar a uma vaga de emprego, o interessado deve comparecer ao local à praça Afonso Pena, 175, na região central, para preenchimento de cadastro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×