Parceria viabiliza apresentação de espetáculos do "Teatro nos Parques"
Atualizado em 12/11/2018 - 17:27
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O grupo Rosa dos Ventos foi criado em 1999 por alunos da Unesp de Presidente Prudente - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Em sua 13ª edição anual, o projeto Teatro nos Parques, desenvolvido em parques públicos da capital, grande São Paulo e interior, chega a São José dos Campos por meio de uma parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A programação prevê apresentação gratuita de duas peças no Parque Santos Dumont, no próximo final de semana (dias 17 e 18), a partir das 15h. A classificação é livre.

O projeto é de autoria e realização da empresa Estima Cultural e foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria da Cultura do Estado, com patrocínio da Gerdau. Seu objetivo é descentralizar a produção teatral, por meio de grupos com experiência em teatro de rua, procurando atingir todas as faixas etárias.

Programação

O primeiro espetáculo, no sábado (17), é ‘Antígonas’, encenado pela Cia Fábrica, de São Paulo. Na peça, a protagonista que dá nome à montagem, resiste as vozes que lhe são impostas, o que a faz forte para acarretar a derrocada do poder em Tebas. O texto original foi escrito em 441 a.C., por Sófocles.

No domingo (18), o grupo Rosa dos Ventos apresenta ‘Hoje Tem Espetáculo!!!’. A peça é apresentada a partir de piadas, clássicos de palhaços e números que são vistos no circo, há pelo menos 200 anos. Toda a montagem acontece diante do público, como a maquiagem, a passagem de som, improvisações e a troca de roupa. Desde 2001, ano de sua estreia, o trabalho já foi apresentado mais de 600 vezes.

Perfis

A Cia Fábrica São Paulo surgiu em 1983, com uma dramaturgia focada na percepção de como o espaço repercute no espectador, na representação e nas relações humanas. O projeto objetivava ocupar fábricas existentes na zona leste de São Paulo, mas hoje o grupo se apresenta em diversos locais.

Fundado em 1999 por alunos da Unesp de Presidente Prudente, o Rosa dos Ventos nasceu de um projeto de extensão universitária. O grupo é formado por artistas populares de rua, que são pesquisadores da história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente no país.

 

Parque Santos Dumont  
Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000 – Vila Adyanna 


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×