Exposição e palestra informam sobre segurança no trânsito à escola e maternidade
Atualizado em 12/11/2018 - 17:56
fotos sem pasta
Aproximadamente 1.200 pessoas passaram pela mostra cultural com o tema trânsito seguro realizada na Univap - Aquarius - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou no último fim de semana ações educativas para alunos do ensino fundamental e médio, além de uma palestra direcionada aos futuros papais em uma maternidade da cidade. Em ambas as ocasiões, a proposta foi levar informação e orientação para preservar a segurança das crianças.

No Colégio Univap – unidade do Jardim Aquarius, região oeste, uma mostra cultural em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) celebrou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020. A iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como meta reduzir em até 50% os acidentes de trânsito em todo o mundo. 

O evento contou com jogos e atividades educativas e exposição de materiais. Aproximadamente 1.200 pessoas passaram pela exposição, durante a manhã do último sábado (10).

Em outro ponto da cidade, a forma correta de transportar os bebês foi o tema da palestra realizada na Maternidade São José (centro). Na ocasião, 20 futuros pais receberam orientação sobre a forma correta de instalar o "bebê conforto" no carro, tendo em vista zelar pela segurança aos recém-nascidos já na saída do hospital.

A ação integra o projeto educativo “Bebê Seguro no Trânsito”, que visa informar as mães e pais sobre os cuidados com o recém-nascido no trânsito e prevenir acidentes.

Bom exemplo

Em um dos encontros realizados na Maternidade São José, um pai que assistia à palestra se surpreendeu ao ver uma agente de trânsito realizar um trabalho educativo.

Neuber Carvalho Silva, 43 anos, engenheiro civil, que é da cidade de Belo Horizonte, capital mineira, e viaja o país todo a trabalho, parabenizou a equipe pela palestra e ressaltou. “Não imaginava que o agente de trânsito também poderia orientar e educar, ainda mais em uma maternidade".

Durante o encontro, uma das agentes do município ensina como instalar o 'bebê conforto' no carro de forma correta, mostrando a posição exata e informando o uso adequado do cinto de segurança nos equipamentos, além de explicar sobre os modelos apropriados para cada idade, entre outras informações que ajudam o proteger a criança em trânsito. 

O programa acontece em instituições públicas e particulares. Os interessados em receber a palestra podem agendar pelo e-mail: educamob@sjc.sp.gov.br

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×