Embarque das equipes para os Jogos Abertos começa nesta terça
Atualizado em 12/11/2018 - 15:25
Jogos Regionais
Embarque para os Jogos Regionais, que aconteceram durante o mês de julho, em São Sebastião e Ilhabela - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Treinos cumpridos, estrutura montada, equipamentos na mala e ansiedade na bagagem. As equipes apoiadas pela Prefeitura que vão representar São José dos Campos nos 82º Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’ começam a embarcar rumo a São Carlos nesta terça-feira (13), a partir das 6h, do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), na região sul.

A ‘Olimpíada Caipira’ deve reunir cerca de 15 mil atletas de 216 cidades do Estado de São Paulo, que irão disputar 28 modalidades até 24 de novembro. O elenco de competição será formado por 432 atletas, sendo 223 homens e 209 mulheres, que só não disputarão a bocha.

Pela manhã, dois ônibus vão sair da unidade com as equipes de boxe (masculino e feminino), capoeira (masculino e feminino) e natação ACD (atleta com deficiência). Já a tarde, a partir de 13h, quem pega a estrada são os elencos de basquete (feminino e masculino), malha, futsal (masculino e feminino), badminton (masculino e feminino), tênis (masculino e feminino), tênis de mesa (masculino e feminino), vôlei de praia (masculino) e xadrez (masculino e feminino).

As modalidades restantes partirão de São José dos Campos gradativamente do Centro da Juventude conforme cronograma dos Abertos. Entre as equipes, o futebol feminino terá a maior delegação, com 22 jogadoras. Somando masculino e feminino, o handebol terá 37 atletas e o judô, 35. As duas equipes levam o maior elenco.

Uma equipe de apoio embarcou para São Carlos no último sábado (10), para iniciar os preparativos. Quatro caminhões carregados com colchões, beliches, materiais de cozinha e de limpeza foram enviados para os alojamentos de São José, que serão nas escolas Emeb Profª Dalila Galli e Cemei Profª Ida Vinciguerra.

Formação esportiva

A delegação de São José é compostas por atletas formados por meio do programa de base da cidade, chamado Atleta Cidadão. Nele, atualmente cerca de 1.200 crianças, adolescentes e jovens, de 7 a 19 anos, recebem apoio estrutural profissional para o treinamento desportivo.

Os atletas também representam São José dos Campos em competições regionais, estaduais e nacionais. O programa existe há quase 20 anos e é referência em formação esportiva.

Resultados - Jogos Abertos de 2017

Campeã geral por cidades
39 troféus (24 de campeão, 10 de vice-campeão e 5 de terceiro lugar)
209 medalhas (106 de ouro, 65 de prata e 38 de bronze)

Equipes campeãs: badminton masculino, boxe feminino e masculino, capoeira feminina, ciclismo masculino e feminino, damas, futsal feminino, ginástica rítmica, handebol feminino, judô masculino e feminino, kickboxing feminino, karatê masculino, luta olímpica masculina e feminina, tênis masculino e feminino, tênis de mesa masculino, vôlei masculino e feminino e xadrez feminino

Equipes vice-campeãs: basquete feminino, capoeira masculina, futebol feminino, atletismo feminino e paratletismo masculino, handebol masculino, paranatação feminina, kickboxing masculino, tênis de mesa feminino e taekwondo masculino e feminino

Equipes 3º lugar: badminton feminino, basquete masculino, skate feminino, vôlei de praia masculino e xadrez masculino

Jogos Abertos do Interior 2018

Data: Dias 13 e 24 de novembro
Cidade sede: São Carlos
Números da competição: 
15 mil atletas
216 cidades do Estado de São Paulo
28 modalidades
Comitiva joseense: 598 pessoas


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida