Museu Interativo de Ciências vira atração de crianças e adultos no sábado
Atualizado em 14/11/2018 - 15:52
Museu Interativo de Ciências - 1º Dia de visitação. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 10-11-2018
Espaço recém-inaugurado recebeu centenas de crianças, jovens, adultos e idosos neste sábado (10) - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Educação e Cidadania

O primeiro dia de visitação livre após a inauguração do Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos foi marcado por olhares curiosos, risadas e muito aprendizado.

Crianças, jovens, adultos e idosos aproveitaram a manhã ensolarada deste sábado (10) para curtir o novo espaço, que fica no complexo do Teatrão (Rua Prof° Felício Savastano, s/n – Vila Industrial), na região leste. O espaço, que se chama ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’ é uma iniciativa pioneira no Vale do Paraíba. 

O investimento inovador vai auxiliar na formação dos alunos não só de São José como de toda a região.

E foi exatamente o conhecimento adquirido com a exposição sobre insetos e o corpo humano, no 2º andar do local, destacado por Angelina Garcia, 12 anos. Ela, que é aluna do 7º ano, terá uma prova na segunda-feira (12) sobre anatomia dos animais. “É bem legal e aqui reforcei tudo o que estou aprendendo sobre os bichos”, disse Angelina.

Os pais, Daniel, 40 anos, e Edilaine Garcia, 41 anos, aprovaram o investimento na educação voltado à ciência. “Precisa de mais incentivo à cultura e à ciência. É importante para toda a população”, afirmou Daniel.

“Achei maravilhoso, um diferencial para a gente aqui de São José e de toda a região. Nunca imaginei que ia ter isso aqui”, corroborou Edilaine, acompanhada ainda do pequeno Angelo, de 5 anos.

Interação

Com instalações modernas, o museu segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo. No local, há atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos, máquina eletrostática de Wimshurst, bancadas de lupas e insetos. No total, são mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

Thais Xavier de Oliveira, 35 anos, moradora do bairro de Santana, na região norte, soube do Museu Interativo de Ciências pela psicóloga do sobrinho, Pedro, 4 anos. “Ter um lugar desse em que a criança possa vir e ver tudo diferente, além de desviar a atenção do celular e do tablet, é sensacional”.

Já Nadine Sendretti, 29 anos, acompanhada dos dois filhos, aproveitou o momento de contemplação para se divertir com os pequenos Lilian, 11 anos, e Mateus Yuri, 5 anos. “Gostamos muito. É essa coisa de aprender e ver como funciona a ciência na prática que fixa o conhecimento. As crianças são muito curiosas”, falou Nadine.

Serviço

Museu Interativo de Ciências ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’
Endereço: Rua Profº Felício Savastano, s/n – Vila Industrial
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30
Sábado, das 10h30 às 14h30(entrada, aos sábados, 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade)


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×