Jogos Intercentros PCD encerram com participação de 136 alunos
Atualizado em 10/11/2018 - 14:24
1º Jogos Intercentros - Bocha/PCD. Foto: PMSJC. 10-11-2018
Competição de bocha adaptada reuniu mais de 30 competidores no Ginásio de Esportes Dom Pedro I, na região sul - Foto: PMSJC

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Os 1º Jogos Intercentros PCD, realizados pela Prefeitura de São José dos Campos, encerraram com chave de ouro neste sábado (10), no Ginásio de Esportes Dom Pedro I, na região sul de São José dos Campos.

Com a participação de mais de 30 alunos de bocha adaptada de duas unidades esportivas municipais – Praça de Esportes Pedro Otávio e Centro Esportivo Palmeiras de São José –, o evento reuniu dezenas de familiares e amigos dos paratletas, promovendo uma grande integração.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, foram disputadas provas nas categorias feminina e masculina, dentro de quatro classes de classificação funcional: BC1, BC2, BC3 e BC4.

O Intercentros para Pessoa com Deficiência teve dois dias de realização e foi uma novidade para os alunos que são beneficiados pelas aulas gratuitas fornecidas pela Administração. Em 29 de outubro, o Centro Comunitário Vila Industrial sediou o primeiro dia dos jogos, com competições nas modalidades karatê, judô e capoeira e natação. Somados, os dois dias tiveram 136 competidores inscritos.

Uma nova edição dos Jogos, com um dia completo com disputas em outras modalidades deve ocorrer no futuro.

Oportunidades

A Prefeitura de São José dos Campos oferece aulas gratuitas para nove modalidades direcionadas às pessoas com deficiência, entre elas bocha adaptada, natação, capoeira, atletismo, judô, karatê, tênis de mesa, voleibol e estimulação global (destinado às pessoas com grau elevado de deficiência).

Para facilitar na identificação do nível em que o interessado deve ser inserido dentro da modalidade desejada, a Prefeitura disponibiliza um serviço de triagem com o acompanhamento de psicólogo, fisioterapeuta e um professor de Educação Física. A análise é realizada todas as segundas-feiras no Poliesportivo Altos de Santana, entre 8h e 11h, e no Poliesportivo Vila Tesouro, no mesmo dia, de 13h30 às 16h.

Os locais que estão atualmente com vagas para as aulas são os poliesportivos Jardim Cerejeiras, Vila Tesouro e Altos de Santana. Para os demais locais que as oferecem, é necessário entrar numa fila de espera virtual. A pré-inscrição para as modalidades deve ser feita pelo aplicativo São José Viva para dispositivos móveis com plataformas iOS e Android.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida