Resolve Mais prossegue com atendimento oftalmológico no sábado
Atualizado em 09/11/2018 - 16:51
Prefeitura lança programa Resolve Mais para ampliar consultas e exames. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 07-11-2018
Nos três primeiros dias de atendimento, já foram ofertadas mais de 140 consultas oftalmológicas 190 exames de ultrassom - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Em três dias desde sua implantação, na última quarta-feira (7), o Programa Resolve Mais já ofertou 142 consultas oftalmológicas e 288 exames de ultrassom nos dois Postos de Atendimento Móveis alocados no Cefe (Centro de Formação do Educador, em Santana. Neste sábado, o atendimento prossegue no local, das 7h às 12h, com 43 consultas oftalmológicas agendadas.

O programa foi implantado pela Prefeitura de São José dos Campos com o objetivo de ampliar a oferta de consultas e exames para a população, visando a redução da demanda reprimida.

Nesta primeira etapa, o programa prevê um investimento de R$ 350 mil em 6 meses. A partir da próxima semana, serão agendados 100 exames de ultrassom e 60 consultas oftalmológicas por dia nos postos. Os pacientes, que já possuem encaminhamento médico, estão sendo convocados seguindo a ordem de prioridade cronológica.

O atendimento é feito pelos profissionais da empresa Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde) Global, de São Paulo, nova credenciada da Secretaria de Saúde.

Ampliação

O Posto de Atendimento Móvel disponibilizará, a partir deste mês, 12 mil novas consultas oftalmológicas no período de 6 meses – ou seja, 2.000 por mês. Será um reforço no serviço já realizado atualmente pelo Hospital Municipal e pelos hospitais e clínicas credenciadas. A previsão é que, com todos os credenciados, a oferta de consultas oftalmológicas suba para 8.750 por mês.

O outro posto disponibilizará 15 mil novos exames de ultrassom por um período inicial de 6 meses, sendo 2.500 por mês. Este índice representa 100% a mais do que as 2.500 vagas oferecidas atualmente pelos prestadores credenciados.