Ponte na zona norte é recuperada e já está liberada para o tráfego
Atualizado em 09/11/2018 - 11:05
Equipe trabalha na manutenção e reforço da ponte do Turvo
Funcionários da Prefeitura durante recuperação da ponte do Turvo, que já está liberada para o tráfego - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos liberou, nesta sexta-feira (9), o tráfego na ponte que faz a ligação entre os bairros do Turvo e da Água Soca através das estradas municipais do Turvo (SJC-323) e José Theodoro Azevedo (SJC-155, nas proximidades da Cachoeira do Roncador), na zona norte.

Foram trocadas as vigas de madeira com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Os serviços de manutenção e reforço serão completados até a próxima segunda-feira (12), com a instalação dos corrimãos.

O novo serviço é uma continuidade ao realizado no mês passado, quando foi recuperada a ponte da estrada José Theodoro Azevedo, nas proximidades da Cachoeira do Roncador e onde há grande movimento de moradores da região e visitantes.

No ano passado, a Prefeitura já havia executado serviços de reforço e manutenção na outra ponte da Estrada do Turvo, uma das mais movimentadas da zona norte.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Recentemente, foram recuperadas as pontes da Estrada José Theodoro Azevedo (Água Soca, nas proximidades da Cachoeira do Roncador) e do Bernardino (Estrada do Rio do Peixe), ambas na região norte, além da ponte do Jardim Pernambucano, na zona sudeste.

Também no mês passado foram realizados serviços de manutenção e reforço na ponte de madeira sobre o Córrego Vidoca na Travessa Linneu de Moura, acesso à rua Piraúna, também conhecida como Ponte do Golfe, na região oeste do município.

Em 2017, foram realizadas as recuperações das cabeceiras e melhoradas as estruturas de 11 unidades, entre pontes e passarelas, em todas as regiões da cidade.

Na zona norte, foram recuperadas as cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César e substituídas três pontes de madeira por aduelas de concreto na Estrada Municipal do Guirra.