Orquestra Jovem do Estado se apresenta neste sábado pelo ‘Mês da Música’
Atualizado em 09/11/2018 - 11:36
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sinônimo de excelência musical no Brasil, é uma das principais atrações da programação - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Sinônimo de excelência musical no Brasil, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo é uma das principais atrações da programação do ‘Mês da Música’, evento que vem sendo realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos. O concerto acontece neste sábado (10), às 19h, no Teatro Municipal, sob regência do maestro Claudio Cruz.

A apresentação será realizada em parceria com a organização social Santa Marcelina Cultura e a Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), e contará com a participação do jovem maestro brasileiro Marcelo Lehninger, atual diretor da Sinfônica de Grand Rapids, nos Estados Unidos. Marcelo vai reger a orquestra em composições de Beethoven, Bruch e Brahms.

Como solista, a orquestra recebe um convidado especial, o violinista Erich Lehninger, pai de Marcelo Lehninger e importante figura no cenário nacional, tendo sido por muitos anos spalla da Osesp, além de fundador do Trio Brasileiro, com Gilberto Tinetti e Watson Clis.

A reserva de ingressos deve ser feita, gratuitamente, por meio do site da Fundação Cultural. No entanto, 20% do total de ingressos disponíveis serão destinados para distribuição no local.

Perfil

Desde sua reformulação, em 2012, a orquestra passou a ter uma exigente programação artística aliada a um novo plano pedagógico elaborado pela Santa Marcelina Cultura, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade do grupo. Em 2012, Claudio Cruz assumiu a direção musical e a regência principal da orquestra, que hoje apresenta uma marcante identidade sonora.

Com atuações elogiadas pelo público e crítica internacional, o grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington e a Konzerthaus, em Berlim.

Teatro Municipal
Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro