Museu Interativo de Ciências atrai a curiosidade de crianças e adultos
Atualizado em 14/11/2018 - 15:54
Prefeitura entrega Museu Interativo de Ciências. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 09-11-2018
Alunas do 6º ano da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão, as amigas Fernanda Leticia e Maria Eduarda Leonor, aprovaram a nova maneira de aprender - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

São José dos Campos passa a contar, a partir desta sexta-feira (9), com um Museu Interativo de Ciências, construído no complexo do Teatrão, na Vila Industrial, região leste. O espaço, que se chama ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’ é uma iniciativa pioneira no Vale do Paraíba. O investimento inovador vai auxiliar na formação dos alunos não só de São José como de toda a região.

A abertura do museu contou com a presença de educadores, pesquisadores, colaboradores, autoridades políticas e alunos da rede de ensino municipal. A atração musical ficou por conta da Banda Banmoa, da Emef Profº Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, região sul.

Com instalações modernas, o museu segue o formato do Projeto Catavento, de São Paulo. No local, haverá atividades e exposições sobre ciência e cultura, órbita com força central, tamanho relativo dos planetas, sol, canhão de fumaça, bolha cilíndrica, bolhas esculturais, trem da inércia, super looping, força centrífuga, basquete giratório, harpa de tubos, máquina eletrostática de Wimshurst, bancadas de lupas e insetos são algumas das mais de 50 atrações disponíveis para os visitantes.

O espaço contará com exposições permanentes com temas relacionados à física, eletricidade, biologia, fluídos e astronomia. No jardim externo também foram instalados equipamentos que remetem ao tema ciência.

Considerado mais um ponto turístico da cidade, o Museu Interativo de Ciências tem como principal objetivo contribuir com a formação dos alunos.

Sonho de adultos e crianças

Alunas do 6º ano da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão, as amigas Fernanda Leticia e Maria Eduarda Leonor, aprovaram a nova ferramenta de aprendizado.

“Eu achei bem bacana esse projeto, tem cada coisa, uma mais incrível que a outra”, contou Fernanda Leticia. Já Maria Eduarda se atentou às atrações disponíveis no espaço, eu estou achando incrível as coisas são legais, divertidas e bem elaboradas eu adorei o equipamento de arrepiar o cabelo”, pontuou.

Vinicius Abreu, da Emef Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana, destacou a interação como parte mais interessante da experiência. “Aqui não dá para ficar parado, é diferente de uma aula teórica, aqui a gente vive as lições na prática e assim fica mais claro como as coisas acontecem”.

“Eu já fui no Catavento e aqui tem equipamentos que não têm no museu de São Paulo. O de São José está muito mais legal. Nesse espaço a gente pode aprender enquanto se diverte”, afirmou Pedro Michelin, aluno Emef Fundamental Vera Lúcia Carnevalli Barreto.

Taciano Gonçalves, professor e biólogo da Secretaria Estadual de Educação, falou sobre a contribuição do Museu Interativo de Ciências para o universo da pesquisa. “Esse é um grande sonho que certamente vai contribuir com a construção não somente do conhecimento, mas sobretudo, para que tenhamos um mundo melhor. É a partir da Ciências que despertamos nos jovens como enxergar e observar o mundo”, disse o pesquisador.

 

Serviço:

Museu Interativo de Ciências ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’

Endereço: Rua Profº Felício Savastano, s/n – Vila Industrial

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30

Sábado, das 10h30 às 14h30 (entrada, aos sábados, 1 kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade)

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania