Meu Pet Feliz terá mais 1.000 vagas para castração de cães e gatos
Atualizado em 13/11/2018 - 11:20
Palestra
O CCZ ficou movimentado nesta sexta-feira com 79 atendimentos de animais que retornaram ao veterinário para retirada dos pontos - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos prepara para a reabertura das inscrições para a segunda fase do programa Meu Pet Feliz. O cadastro gratuito para as castrações de cães e gatos deverá ser feita no site da Prefeitura. Serão disponibilizadas 1.000 vagas na próxima semana.

O Centro de Controle de Zoonoses orienta a população interessada que fique atenta às informações que serão veiculadas pelos veículos de comunicação da Prefeitura, uma vez que o chamamento dos animais se dará por ordem cronológica de inscrição.

Na primeira fase foram ofertadas 1.500 vagas. As inscrições foram abertas em agosto e se encerraram em menos de 24 horas. O programa prevê 5.000 castrações em um ano. Atualmente, 436 animais ainda estão em processo de agendamentos das cirurgias.

O Meu Pet Feliz tem o objetivo de estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos. É um programa permanente de castração e cadastro, que integra a política de bem-estar animal, com ênfase nas questões que envolvem a posse responsável.

Além da castração, o programa realiza a identificação destes animais, utilizando a microchipagem, com vistas a minimizar abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

Retorno médico

Nesta última sexta-feira (9), o CCZ manteve um movimento intenso durante todo o dia. A unidade recebeu 79 tutores, que levaram seus animais para retirada dos pontos após a realização das cirurgias.

Em três meses, desde o lançamento do programa, já foram castrados 622 animais, sendo 485 da espécie canina (308 machos e 177 fêmeas) e 137 da felina (92 fêmeas e 45 machos).

O número de faltas, que no início também era alto, em torno de 40%, em outubro reduziu para 10% depois que o CCZ mudou a forma de convocação dos tutores, que agora são chamados antecipadamente para assinarem os documentos com a confirmação da data do agendamento da cirurgia.

Atualmente, duas clínicas estão credenciadas para a realização dos procedimentos e uma terceira inicia na semana que vem.