Brincadeiras marcam a 2ª fase de ações estratégicas para erradicação do trabalho infantil
Atualizado em 09/11/2018 - 17:38
Ações PETI
As irmãs Milena Ribeiro Calixto, de 8 anos, e Ana Luiza Ribeiro da Silva, de 9 anos, da Obra Social Irmã Clara, se divertiram durante o evento promovido pela Prefeitura - Foto: Divulgação

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

“O que eu mais gosto de fazer é bagunça. Pular na cama com a minha irmã e dar muita risada”, disse Milena Ribeiro Calixto, de 8 anos, da Obra Social Irmã Clara (avenida Maria Adolfina de Almeida Tomaz, 145, Jardim Paraíso do Sol). A irmã mais velha, Ana Luiza Ribeiro da Silva, de 9 anos, também gosta de brincar e estudar. “O que eu mais gosto de fazer na minha vida é brincar de pega-pega, mas também gosto muito de estudar português”, afirmou.

E foi nesse clima de muita alegria que teve início a segunda fase das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Até o sol apareceu para alegrar o dia de cerca de 200 crianças na tarde desta sexta-feira (9).

Juntos, todos passaram a tarde brincando e se divertindo com as oficinas educativas e recreativas, com as apresentações culturais, além de se deliciarem com pipoca, algodão doce, sorvete, churros e muitas outras guloseimas.

“Criança não tem que trabalhar, tem que brincar bastante. Até pode ajudar um pouquinho em casa, mas não trabalhar”, afirmou o adolescente Wisley Carvalho de Oliveira, de 13 anos, frequentador da Obra Social Irmã Clara. “Eu aprendi com o meu pai a brincar de pião e bolinha de gude. Em casa brinco bastante e posso dizer que sou muito feliz”.

Como parte da campanha lançada pelo município em junho deste ano, “Brincar, Estudar e Aprender SIM... Trabalho Infantil NÃO...”, essas ações têm como objetivo a conscientização de toda a sociedade sobre a importância da prevenção e o combate ao trabalho infantil.

Além das atividades promovidas ao longo do ano, a Prefeitura, em parceria com órgãos de defesa e de garantia de direitos da criança e do adolescente, articula a rede de proteção e realiza ações estratégicas, por meio do desenvolvimento de projetos, programas e serviços, destinados às crianças e adolescentes e suas respectivas famílias.

Para participar das ações é só acompanhar a programação abaixo e comparecer ao local no horário indicado.

Programação

Ações em parceria com os serviços socioassistenciais do município - oficinas educativas e recreativas, apresentações culturais e brincadeiras

Das 8 às 12h

Escola Municipal Mercedes Rachid (Estrada Pedro Davi, 19.251, São Francisco Xavier)