Delegação joseense se prepara para os Jogos Abertos de São Carlos
Atualizado em 08/11/2018 - 14:38
Jogos Regionais
São José dos Campos será representada por 432 atletas em 27 modalidades, somando 10 dias de competição - Foto: Divulgação

Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A delegação de São José dos Campos, apoiada pela Prefeitura, se prepara para disputar o maior evento esportivo da América Latina: a 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior ‘Horácio Baby Barioni’, que será realizado entre os dias 13 e 24 de novembro, na cidade de São Carlos. O campeonato deve reunir cerca de 15 mil atletas de 216 cidades do Estado de São Paulo, que irão disputar 28 modalidades.

Atual campeã dos Abertos, a comitiva joseense seguirá para a competição com 598 pessoas, entre atletas, pessoal de apoio e dirigentes. O elenco de competição será formado por 432 atletas, sendo 223 homens e 209 mulheres, que disputarão 27 modalidades. A comissão técnica será composta por 90 integrantes. São José só não irá disputar partidas de bocha entre as modalidades regulares do jogos. Entre as equipes, o futebol feminino terá a maior delegação, com 22 jogadoras. Somando masculino e feminino, o handebol terá 37 atletas e o judô, 35. As duas equipes levam o maior elenco.

Uma equipe de apoio embarca para São Carlos, a partir de deste sábado (10), para iniciar os preparativos. Quatro caminhões carregados com colchões, beliches, materiais de cozinha e de limpeza irão garantir a instalação do alojamento para os atletas. A delegação joseense ficará alojada em duas escolas Emeb Profª Dalila Galli e Cemei Profª Ida Vinciguerra.

Segundo o chefe da delegação e professor de Educação Física, Claudemir de Assis Cabral, que atua há 23 anos na área do esporte representativo da cidade, a expectativa é grande para os jogos deste ano.

“Estamos indo com atletas e equipes vitoriosas dos Jogos Regionais em nossa região, equipes renovadas e com atletas formados nas categorias de base do programa Atleta Cidadão. São atletas jovens, alguns participando pela primeira vez desta competição, mas com muita vontade em trazer conquistas para nosso município”, disse.

Formação esportiva

A delegação de São José é compostas por atletas formados por meio do programa de base da cidade, chamado Atleta Cidadão. Nele, atualmente cerca de 1.200 crianças, adolescentes e jovens, de 7 a 19 anos, recebem apoio estrutural profissional para o treinamento desportivo.

Os atletas também representam São José dos Campos em competições regionais, estaduais e nacionais. O programa existe há quase 20 anos e é referência em formação esportiva.

Resultados - Jogos Abertos de 2017
Campeã geral por cidades
39 troféus (24 de campeão, 10 de vice-campeão e 5 de terceiro lugar)
209 medalhas (106 de ouro, 65 de prata e 38 de bronze)