Crianças e adolescentes da Fundhas aprendem sobre inteligência emocional
Atualizado em 08/11/2018 - 17:35
Petrobras - Lions
O Lions Quest contribui e auxilia os alunos a aprimorar conhecimentos e desenvolverem habilidades positivas para a vida e será ampliado em 2019, chegando a todos os alunos da instituição. - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Fundhas

“A gente aprende a importância do respeito e busca aplicar na prática, se você quer ser respeitado, você precisa respeitar os outros”. A frase de Nubia Talita Fernanda dos Santos, de 11 anos, da Unidade Petrobrás da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) resume um importante aprendizado adquirido nas aulas semanais do programa Lions Quest.

Atualmente, o Programa em parceria com o Lions Club beneficia cerca de 290 crianças e adolescentes de oito unidades da Fundhas. Em 2019, o projeto irá atender 100% dos alunos da instituição, com idades entre 6 e 15 anos.

Por meio de reflexões, debates e atividades didáticas, o Lions Quest auxilia os alunos no aprimoramento dos conhecimentos adquiridos e contribui para o desenvolvimento de habilidades positivas para a vida. Supervisionado por profissionais capacitados, o projeto enriquece também a proposta socioeducativa da instituição e tem por objetivo auxiliar na formação integral e emancipação social dos alunos atendidos.

No futuro, a aluna Nubia deseja ser cabeleireira e desenvolver um projeto que ajude moradores de rua. A jovem acredita que os valores humanos aprendidos no programa contribuem muito com seus sonhos. “O Lions ajuda a me preparar para o futuro e faz a diferença para todos nós. Antes eu não conversava com ninguém e nem me manifestava porque tinha vergonha, hoje, alguns meses depois do programa, já me sinto mais confiante e comunicativa”, contou.

Melhoria na autoestima

"Nós percebemos um crescimento grande dos alunos. No início estão tímidos e têm vergonha de falar, mas com o tempo vão se desenvolvendo, ficam mais confiantes e percebem que são capazes, têm voz ativa. Acredito muito no programa porque ele ajuda a fortalecer nossos alunos, se valorizam mais, respeitam, se comunicam melhor, dão opinião e é gratificante ver essa mudança positiva”, afirmou a professora Ariane Mattozo, responsável pelo Lions na Unidade Petrobrás, no Campos de São José (região leste), que conta com 40 alunos, de 11 a 13 anos de idade participando.

Segundo a educadora, o programa contribui com o desenvolvimento da autoestima das crianças e adolescentes ao trabalhar de forma dinâmica valores como autoconhecimento, respeito, responsabilidade e protagonismo. Ao final de cada período do Lions Quest, os alunos organizam e apresentam um projeto para todos da Unidade. No Campos de São José, o trabalho desenvolvido tem por objetivo alertar e conscientizar sobre o desperdício de comida por meio de uma palestra.

As crianças e adolescentes das unidades têm apresentado resultados positivos no aprendizado, na rotina de atividades e no relacionamento com familiares e amigos. Outro exemplo é o Nicolas Sales de Almeida, de 12 anos.

“Aprendi que para chegar onde quero preciso estabelecer metas e estudar bastante. Com o Lions sei a importância do respeito a todos e também me comunico melhor, estas foram as lições mais marcantes para mim”, disse o jovem que planeja ser cozinheiro e ter um restaurante na cidade.

Iniciado em 2015 na Fundhas, o Lions Quest foi expandido para mais unidades neste ano. Atualmente o programa está sendo desenvolvido na sede e nos núcleos Alto da Ponte, Leste, Embraer, Centro, Dom Pedro, Petrobras e Eugênio de Melo.

A instituição

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos e já contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens que, por meio dos projetos da instituição, tiveram a possibilidade de realizar sonhos e buscar crescimento profissional.

Atualmente, a Fundhas atende gratuitamente mais de 5 mil crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, com atividades educativas e artísticas no contraturno escolar. Esporte e cultura fazem parte do dia a dia dos alunos, que também aprendem a cuidar do meio ambiente.