Alunos expõem trabalhos de empreendedorismo à banca examinadora
Atualizado em 08/11/2018 - 20:37
Apresentação Empreende Startup Educacionais 8/11
Todos os trabalhos apresentados nesta quinta-feira (8) foram desenvolvidos durante o ano letivo, nas aulas de educação empreendedora - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

A expectativa para o Empreende Startups Educacionais está grande entre alunos e professores da rede de ensino municipal. Nesta quinta-feira (8), alguns dos projetos que serão expostos na feira de empreendedorismo, entre os dias 20 e 23 de novembro, foram apresentados no Centro de Empreendedorismo (Cedemp), localizado na região sul de São José os Campos.

Divido em dois períodos (manhã e tarde), os alunos explicaram os detalhes dos projetos e também esclareceram algumas dúvidas do júri formado por convidados externos, com representantes de instituições como a Embraer e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Todos os trabalhos apresentados nesta quinta-feira (8) foram desenvolvidos durante o ano letivo, nas aulas de educação empreendedora.

“Nosso projeto recebe o nome de LedPant. Após as aulas no Cedemp desenvolvemos uma pantufa que pode ser usada por pessoas idosas, com problemas de visão ou qualquer pessoa que se interesse. O objetivo é que o led acoplado no calçado ilumine o caminho. Ele é acionado por meio de uma chapa de pressão, quando o usuário pisa ele acende”, disse a aluna Dalila Carmo, 14 anos, do 9º ano da Emef Profª Rosa Tomita, na região leste.

A iniciativa criada pelos alunos da Emef Profª Maria Aparecida dos Santos Ronconi, localizada na região central, foi planejada de uma forma diferente, voltada para o segmento da moda.

“O nome do nosso aplicativo é Dress Well e sua finalidade é auxiliar o usuário na escolha de uma peça de roupa. Todas as peças são cadastradas no aplicativo e a plataforma fica responsável por combinar a peça com várias outras roupas, ele fornecerá várias opções”, explicou a aluna Adrissa Souza, 14 anos.

Empreende Startups Educacionais

O Empreende Startups Educacionais oportuniza a troca de experiências entre alunos e a comunidade, além de enaltecer o protagonismo dos estudantes da rede municipal. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a feira que será realiza entre os dias 20 e 23 de novembro, no Cefe.

Aberta à população, a feira terá estandes de 43 escolas municipais. Além de visitar os estandes, os estudantes, com idades entre 4 e 14 anos, poderão, por exemplo, interagir com jogos de empreendedorismo e equipamentos científicos.