São Francisco Xavier tem contenção de erosão e recuperação de estrada
Atualizado em 07/11/2018 - 15:44
Contenção de erosão às margens do rio do Peixe, em São Francisco Xavier  07 11 2018
Contenção de erosão às margens do rio do Peixe vai evitar danos na Estrada Municipal Pedro David, garantindo mais segurança aos motoristas - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou trabalhos de contenção de erosão às margens do rio do Peixe e recuperação de galeria de águas pluviais na Estrada Municipal Pedro Davi, que liga Monteiro Lobato ao distrito de São Francisco Xavier, na zona norte.

Para proteger as encostas do rio e evitar danos à estrada e novos desbarrancamentos, será implantado um sistema de 50 metros de extensão com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência, feita com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas e construída manualmente.

Este serviço será realizado nas proximidades do portal de São Francisco Xavier.

Em outra frente de atuação, serão trocados 30 metros de tubulação de águas pluviais na altura do km 14 da estrada, nas imediações do bairro do Pocinho.

O objetivo é melhorar o escoamento das águas da chuva e evitar futuras erosões.

As ações realizadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade garantirão mais segurança para os motoristas, motociclistas e pedestres.

A previsão é de que os dois serviços sejam concluídos até fevereiro próximo.

Outras ações

Também na zona norte, a Prefeitura recuperou recentemente a ponte da Estrada José Theodoro de Azevedo, no bairro Água Soca, e a ponte do Bernardino, na Estrada do Rio do Peixe.

Foram realizados ainda trabalhos de contenção de erosão na rua Dona Nega, no bairro dos Freitas, e na avenida Maria Cândida Delgado, na Vila Cândida, que haviam sofrido deslizamentos de terra devido à erosão e às chuvas dos últimos meses.

Nos dois casos, foram implantados sistemas com gaiolas de gabião, além de serem reconstruídos muros e calçadas.