Projetos do Empreende Startups Educacionais serão apresentados no Cedemp
Atualizado em 07/11/2018 - 15:32
Apresentação Empreende Startup Educacionais
Os trabalhos serão julgados por uma banca examinadora, com representantes da Embraer e do Sebrae - Foto: PMSJC

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

Alunos do 9º ano da rede de ensino municipal apresentam, nesta quinta-feira (8), às 9h e às 14h, no Centro de Empreendedorismo (Cedemp), os projetos que serão expostos no Empreende Startups Educacionais, evento aberto à comunidade que acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.

Os trabalhos serão julgados em diversos quesitos por uma banca examinadora. O júri, formado por seis convidados externos, conta com representantes de instituições como a Embraer e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A avaliação antecipada é fundamental para a escolha dos três melhores projetos que receberão uma premiação especial no Empreende Startups Educacionais. Nesta ocasião, os jurados têm a oportunidade de conversar e esclarecer dúvidas sobre os projetos.

No último dia 30, um grupo de estudantes já apresentaram alguns trabalhos. Entre as propostas estava o “Step Rider”, que tem como principal objetivo facilitar a vida dos motociclistas.

“Um amigo nosso teve um problema com a sua moto. Levando em consideração que outras pessoas poderiam ter passado por essa situação, criamos um pneu reserva para a roda dianteira. O nosso projeto tem como objetivo facilitar a vida do consumidor de forma prática. Estamos ansiosos e confiantes para apresentar o trabalho na feira”, disse Gabriela Fagundes, 14 anos, aluna do 9º ano da Emef Prof. Hélio Walter Bevilacqua, do bairro Jardim República, região sul.

A criação do aplicativo “I Beauty”, idealizado pelos alunos da Emef Profª Dosulina Chenque Chaves de Andrade, localizada no bairro Altos de Santana, na região norte, pretende agilizar os atendimentos nos serviços de estética e beleza.

“Nossa intenção por meio do aplicativo é facilitar a comunicação entre profissional e cliente na hora do agendamento. Durante a elaboração da plataforma, fizemos plano de custo, descobrimos o público-alvo e ainda elaboramos uma pesquisa com 237 pessoas. Dessas, 220 disseram que fariam uso do aplicativo. Gostaria que, um dia, o aplicativo estivesse disponível para download, seria muito legal ver esse projeto crescendo e se tornando realidade”, disse Rafaela Landim, de 14 anos.

Empreende Startups Educacionais

O Empreende Startups Educacionais oportuniza a troca de experiências entre alunos e a comunidade, além de enaltecer o protagonismo dos estudantes da rede municipal. Cerca de 10 mil pessoas são esperadas para a feira que será realiza entre os dias 20 e 23 de novembro no Cefe.

Aberta à população, a feira terá estandes de 43 escolas municipais. Além de visitar os estandes, os estudantes, com idades entre 4 e 14 anos, poderão, por exemplo, interagir com jogos de empreendedorismo e equipamentos científicos.

Serviço:

Apresentação de projetos

Data: 08/11/2018

Horário: Das 9h às 12h das 14h às 17h

Local: Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) - R. Tsunessaburo Makiguti, 157 - Floradas de São José