‘Bar de Quinta’ tem atrações especiais na programação do Mês da Música
Atualizado em 07/11/2018 - 12:00
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A banda Canto Cego, que se apresenta nesta quinta, começou seu processo criativo em 2010, na favela da Maré - Foto: Divulgação - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O projeto Bar de Quinta, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, terá quatro edições em novembro e integrará a programação do ‘Mês da Música’, evento que será promovido pela instituição de 8 a 30 deste mês. As apresentações acontecem nos dias 8, 15, 22 e 29, sempre às 20h, na área externa do Centro Cultural Clemente Gomes, no Parque da Cidade (região norte). A entrada é gratuita, com classificação livre.

Esta programação especial do ‘Bar de Quinta’ terá as bandas Canto Cego, Caraná, Rakta, Bike, Cigarra, Los Cunhados, Bixiga 70 e Décio 7. O projeto Bar de Quinta é realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 2014, com curadoria do artista Dom de Oliveira. Sua finalidade é abrir espaço e valorizar os grupos autorais. 

Programação                                 

Dia 8: Canto Cego

A banda Canto Cego começou seu processo criativo em 2010, na favela da Maré, lugar que inspirou seu nome. Compõem a banda Roberta Dittz (voz), Rodrigo Solidade (guitarra), Magrão Kovok (baixo) e Ruth Rosa (bateria). Já́ tocaram ao lado de bandas como Detonautas, Biquini Cavadão, Ira, Fresno e Ultraje a Rigor. O grupo é o rock em sua essência e ao vivo surpreende pela energia de sua performance e pelos múltiplos universos criados em cada música.

A abertura do show fica por conta da Banda Caraná, que traz à cena independente paulistana uma sonoridade psicodélica e dançante, em uma performance que desperta todos os sentidos. A banda é composta por Luz da Diamantin (voz), Thomas Bentancour (voz, guitarra e violão), Tads Marcolino (voz, violão e percussão), Isadora Bertolini (flauta transversal), Thales Bentancour (baixo) e Pedro Brigagão (bateria e percussão).

Dia 15: Bike convida Rakta 

O som único e, ao mesmo tempo, áspero e psicodélico, acompanhado pelas performances instintivas e libertas das integrantes, fez com que a mensagem do Rakta se espalhasse pelos quatro cantos do mundo. A banda foi destaque em diversas publicações como as revistas The Wire, Rolling Stone, FFW, NPR e Folha de São Paulo. Integram a banda Paula Rebellato (teclado e vocal), Carla Boregas (baixo e vocal) e Nathalia Viccari (bateria).

Quem abre o show é a banda joseense Bike. O grupo, formado por Diego Xavier (voz e guitarra), Julio Cavalcante (voz e guitarra), Daniel Nogueira (baterista), João Golvea (baixista) e Brenno Balbino (percussão e teclado), já tocou em mais de 16 estados do Brasil e fez turnê pela Europa. Com apenas três anos de trajetória, a banda quer mostrar ao público o estilo do rock psicodélico, pouco conhecido no país.

Dia 22: Cigarra 

Música dançante com pitadas psicodélicas. Ritmos latino-americanos aparecem espontaneamente no repertório da banda paulistana Cigarra. Sob bases de cúmbia, baião, salsas, merengues e ijexás, a banda flerta com o balanço, deixando fluir as energias do corpo. A banda é formada por Bernoldi (guitarra, teclado e vocal), Caio Leite (baixo), Raphael Coelho (percussão) e Lucas Melim (bateria e vocal).

A abertura do show fica com a banda Los Cunhados, que mistura influências do rock 60 com canções autorais. O grupo é formado por Tomás Frade (cantor e contra baixo), Caio Frade (voz e guitarra), Arlei Meireles (voz e guitarra), Guilherme Veloso (trombone), João Claro (trompete), José Galhardo (saxofone) e Alan Santos (bateria).

Dia 29: Bixiga 70 

A banda Bixiga 70 formou-se a partir da união de vários músicos já conhecidos da cena paulistana, e que participavam de projetos desenvolvidos no estúdio Traquitana. Vindos das mais variadas frentes musicais, juntaram-se para explorar o território de fusão da música instrumental africana, latina e brasileira em composições próprias e versões de artistas brasileiros.

Integram a banda Décio 7 (bateria), Marcelo Dworecki (baixo), Cris Scabello (guitarra), Maurício Fleury (teclado e guitarra), Rômulo Nardes e Gustávo Cék (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

 

Centro Cultural Clemente Gomes

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7341


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×