Pró-Trabalho chega a mais de 800 convocados neste mês
Atualizado em 06/11/2018 - 16:28
Pró Trabalho no Estádio Martins Pereira. 14-05-2018
Em até dois anos, o programa poderá beneficiar 2 mil pessoas, que deverão realizar cursos de qualificação profissional - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nos próximos dias 9 (sábado) e 12 (segunda), a Prefeitura de São José dos Campos irá receber mais 99 bolsistas para o Programa Pró-Trabalho. O novo grupo foi convocado nesta terça-feira (6) e iniciará as atividades no dia 19 deste mês. Deste total, 16 irão para os eixos administrativos, 76 para os externos e 7 para os internos. Confira a lista dos convocados.

Os candidatos convocados irão atender as demandas das secretarias de Manutenção da Cidade, Saúde, Apoio Social ao Cidadão, Mobilidade Urbana, Governança, Gestão Administrativa e Financeira, Inovação e Desenvolvimento Econômico e Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

As convocações começaram no dia 3 de julho deste ano e até o momento 830 bolsistas já foram convocados sendo, 226 para funções administrativas, 555 para serviços externos e 49 para serviços internos.

Em até dois anos, o programa poderá beneficiar 2 mil pessoas, que deverão realizar cursos de qualificação profissional nas áreas administrativa, serviços gerais internos e externos, de acordo com a área escolhida, com carga horária de até 8 horas semanais.

O Pró-Trabalho é coordenado pelas secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Os participantes terão uma bolsa-auxílio qualificação no valor de R$ 1.000 por mês, por até um ano, renovável por igual período, e vale alimentação de R$ 100.

Credenciamento das empresas

Em julho deste ano, foi publicado o edital de credenciamento para empresas interessadas em participar do programa Pró-Trabalho. Com o credenciamento, as empresas poderão solicitar beneficiários do programa conforme suas demandas.

Para participar, as empresas precisam atender às exigências do edital, como estar instalada no município de São José dos Campos há pelo menos seis meses; empresas que se encontram em recuperação judicial mediante a apresentação do plano de recuperação já homologado e em vigor, apta a comprovar sua viabilidade econômico-financeira; empresas inscritas no Programa Simples Nacional e microempreendedores individuais.

As empresas que forem credenciadas pela Prefeitura de São José dos Campos, nos termos estabelecidos no edital, irão receber do município o reembolso de até metade do valor do salário pago pela empresa ao beneficiário do Programa Pró-Trabalho, até o limite de R$ 500,00 mensais, pelo período de três meses. Essa é uma maneira de incentivar a contratação de bolsistas e de dar continuidade em sua qualificação profissional, no mínimo, pelo prazo do reembolso.

Os documentos necessários para o credenciamento deverão ser entregues e protocolados na recepção da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, localizada à praça Afonso Pena, 175, 3º andar, no centro, das 8h15 às 17h, de segunda a sexta-feira.