Prefeitura lança programa Resolve Mais para ampliar consultas e exames
Atualizado em 07/11/2018 - 10:07
Programa Resolve Mais, com consultas e exames no Cefe
Nesta primeira etapa, de 6 meses, serão disponibilizadas dois Postos de Atendimento Móveis, sendo um para consultas oftalmológicas e outro para exames de ultrassom - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Saúde

Com investimento inicial de R$ 350 mil e com o objetivo de ampliar a oferta de consultas e exames para a população, a Prefeitura de São José dos Campos lança, nesta quarta-feira (7), o Programa Resolve Mais.

Nesta primeira etapa, de 6 meses, serão disponibilizadas dois Postos de Atendimento Móveis, sendo um para consultas oftalmológicas e outro para exames de ultrassom.

O atendimento aos munícipes, que já está sendo realizado no Cefe (Centro de Formação do Educador, na avenida Olivo Gomes, 250, Santana, zona norte), se manterá de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h.

Serão convocados os munícipes que já possuem encaminhamento médico, seguindo a ordem de prioridade cronológica.

O atendimento será feito pelos profissionais da empresa Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde) Global, de São Paulo, nova credenciada da Secretaria de Saúde.

O objetivo do novo Programa Resolve Mais é agilizar as consultas e exames na rede municipal de saúde, reduzindo as filas e garantindo mais eficiência, resolutividade e qualidade aos serviços prestados à população.

Nas próximas fases, serão disponibilizadas consultas e exames de outras especialidades médicas.

Oftalmologia

Com o Programa Resolve Mais e o início da operação do Posto de Atendimento Móvel, serão disponibilizadas, a partir de novembro, 12 mil novas consultas oftalmológicas no período de 6 meses -- ou seja, 2.000 por mês.

No pico do atendimento, este número poderá subir para até 2.200 consultas por mês.

Será um reforço no serviço já realizado atualmente pelo Hospital Municipal e pelos hospitais e clínicas credenciadas Próvisão, Interclínicas e Oftalmovale, que neste mês de outubro disponibilizaram 6.619 vagas para consultas oftalmológicas, um aumento de 32% em relação aos índices de agosto e setembro (em média, 5.000 consultas por mês).

Com o Posto de Atendimento Móvel e a Ofticor, nova credenciada que também começará a atender em novembro, a expectativa é de que sejam realizadas pelo menos 8.750 consultas por mês, uma ampliação de 75% em relação a agosto e setembro e de 43% na comparação com as vagas disponibilizadas em outubro.

A rede de atendimento à população conta ainda com o Hospital de Olhos para cirurgias, que também são realizadas pelo Próvisão.

Ultrassom

O outro Posto de Atendimento Móvel disponibilizará 15 mil novos exames de ultrassom por um período inicial de 6 meses, sendo 2.500 por mês.

Este índice representa 100% a mais do que as 2.500 vagas oferecidas atualmente pelo Hospital Municipal e pelos credenciados Hospital Antoninho da Rocha Marmo e Tomovale.

No pico do atendimento, no Posto de Atendimento Móvel poderão ser realizados até 5.000 exames por mês, elevando para 7.500 o montante disponibilizado à população.