Projetos de empreendedorismo na educação infantil serão expostos em feira
Atualizado em 06/11/2018 - 14:55
Por intermédio do Projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, alunos de 4 e 5 anos recebem lições de empreendedorismo.
O sistema solar foi o tema de trabalho escolhido pela Emei Ângela de Castro Fernandes Lopes - Foto: Divulgação

Gisele Lopes
Secretaria de Educação e Cidadania

O projeto Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, realizado em 27 escolas de educação infantil de São José dos Campos, será apresentado na feira Empreende Startup Educacionais, entre os dias 20 e 23 de novembro, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana

A iniciativa já atingiu mais de 3.000 alunos da rede municipal neste ano. O projeto da Prefeitura tem o objetivo de despertar nas crianças o desejo de serem protagonistas do próprio futuro.

Participam alunos de 4 e 5 anos. As atividades lúdicas e didáticas permitem trabalhar os valores humanos, contribuindo assim na formação do caráter de cidadãos íntegros com mais qualidade de vida.

Entre os trabalhos realizados no decorrer deste ano está o projeto “Quando eu crescer quero ser”, do Cecoi Lírios do Campo 4, no Jardim Souto, região sudeste.

A atividade, que contou com a participação dos pais, contempla roda de conversa com profissionais de diversas áreas, elaboração de cartazes, baú com objetos de acordo com as profissões escolhidas pelos alunos e desfile caracterizados.

O projeto ainda prevê a criação de um livro ilustrado pelos alunos.

A cultura caipira foi tema escolhido pelos alunos do Cecoi Lírios do Campo 2, no Monte Castelo, região central da cidade.

Por lá, as crianças organizaram junto com os educadores um café típico da roça, com direito a canto simbólico com elementos que lembram a vida no campo.

Os alunos também trabalharam a confecção de uma maquete sobre o mundo dos dinossauros, com a participação da família em um trabalho integrado com a escola.

Já a turminha do Cedin Paulo Cesar dos Santos Mortari, no Campos do Alemães, região sul, colocou as mãos na terra por meio do projeto “Horta: Despertando Possibilidades com Aromas, Cores E Sabores”.

Professores, comunidade e alunos exploram diferentes possibilidades para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. A proposta prevê ainda a valorização dos saberes culturais e formação de multiplicadores.

E onde tem criança o que não pode faltar são os contos de fada. O projeto Pedagogia do Sonhos, da Emei Ana Lucia de Castro Micheletto, na Vila Tatetuba, região leste, proporcionou para os alunos uma visita em um castelo de verdade.

Na atividade, os estudantes esclareceram algumas curiosidades sobre a época medieval.

O sistema solar, com espaço temático e sensorial para as crianças aprenderem brincando, foi o tema de trabalho escolhido pela Emei Ângela de Castro Fernandes Lopes, localizada no Parque Industrial, na zona sul.

Empreende Startup Educacionais 2018

Abertura oficial: 20/11 (terça-feira), às 15h