Visitantes aprovam atendimento nos cemitérios no feriado
Atualizado em 04/11/2018 - 09:34
Dia de Finados. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 02-11-2018
Túmulo do padre Wagner Rodolfo da Silva, no centro de São José, é um dos mais visitados - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Luiz Fischer
Urbam

Quem visitou os cemitérios municipais de São José dos Campos nesta sexta-feira (2), Dia de Finados, ficou satisfeito com a acolhida da Prefeitura, que organizou um esquema especial de atendimento para as pessoas que foram homenagear entes queridos.

Uma equipe de aproximadamente 200 pessoas ficou responsável pelo atendimento nos cemitérios Colônia Paraíso (Morumbi), Maria Peregrina (Santana), Padre Rodolfo de Komorek (Centro) e Cemitério Distrital Eugênio de Melo.

O autônomo Rubens Lopes, morador da região central, elogiou a organização. “ Fui muito bem atendido. A tecnologia ajuda muito os munícipes. Espero que, todo ano, a Prefeitura mantenha essa qualidade de atendimento.”

Para a aposentada Elza Guimarães, de 66 anos, moradora da zona sul, aprovou as apresentações musicais.

“Sempre vou ao cemitério do Jardim Morumbi, mas hoje viemos visitar o túmulo do Padre Rodolfo Komorek e também assistir à orquestra que é maravilhosa. Você vem aqui e a música ajuda a manter a calma”, disse.

Tecnologia

Para ajudar a população na localização dos jazigos, por meio de busca online, funcionários da Urbam (Urbanizadora Municipal) estão trabalhando com tablets.

O recurso permite que o munícipe consulte a localização exata do túmulo em seu computador ou pelo celular, por meio do link no site da Urbam.

Além disso, a Prefeitura preparou um esquema de segurança específico com guardas municipais, fiscais de posturas, policiais militares da Atividade Delegada e agentes de trânsito.

Agentes de saúde estão orientando como evitar a dengue e manter limpo os jazigos.

Nos cemitérios Padre Rodolfo Komorek e Maria Peregrina, os visitantes assistiram a uma apresentação de músicas sacras e eruditas. Houve ainda celebrações de missas em vários horários.

Os túmulos mais visitados são do padre Rodolfo Komorek, padre Wagner Rodolfo da Silva, túmulo do desconhecido e túmulo da Maria Peregrina.