Prefeitura realiza leilão das Torres da Argon nesta segunda-feira
Atualizado em 04/11/2018 - 09:31
Prédios da Argon. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-07-2018
Leilão das torres acontece nesta segunda-feira, às 9h, no Paço Municipal - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

Dois prédios da Prefeitura de São José dos Campos, na orla do Banhado, região central da cidade, serão leiloados na próxima segunda-feira (5). O lance inicial, pelas duas torres, será de R$ 8,663 milhões. A venda possibilitará a ampliação de projetos habitacionais e o apoio às startups.

Na última quarta-feira (31), as regras do leilão foram apresentadas a empresários da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba).

No encontro, a Prefeitura tirou dúvidas sobre regulamento, documentação do empreendimento, plantas, além de mostrar a viabilidade financeira do negócio.

As torres têm ótima localização no centro de São José, o que valoriza os imóveis. A estrutura dos prédios foi avaliada pela Caixa e consideradas de excelente qualidade.

Construção

A construção do empreendimento, paralisada após falência da responsável, soma 256 apartamentos e ficou popularmente conhecido como “Torres da Argon”.  A empresa que arrematar os prédios irá concluir a obra e viabilizar a implantação de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

Cada uma das torres possui 17 pavimentos. Em um deles, serão instalados ainda projetos de startups da cidade.

Startups são empresas que buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio que seja repetível, com o objetivo de atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.

Casa Joseense

O valor arrecadado com o leilão será integralmente destinado ao Casa Joseense, programa para viabilizar moradia própria de interesse social.

Os beneficiários recebem carta de crédito no valor máximo de R$ 5.000 e aporte financeiro até R$ 2.500 para isenção de impostos municipais, taxas cartoriais e bancárias. Além disso, as famílias poderão contar com subsídio do Governo Federal de até R$ 42.200. Os beneficiados ficarão isentos do pagamento do IPTU e da taxa de lixo durante cinco anos.

Os incentivos municipais têm por objetivo viabilizar a aquisição da moradia própria de interesse social. Mais de 1.500 foram selecionadas no programa.