Munícipes terão novo módulo da oficina de Plantas e Alimentos não Convencionais
Atualizado em 01/11/2018 - 12:05
Oficina de Panc (Plantas comestíveis não convencionais) no Cras Eugênio de Melo. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 04-07-2018
Além de aprender a cozinhar com esses ingredientes, os participantes podem identificar as espécies, conhecer os valores nutricionais e saber como podem ser usadas no dia a dia - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Na próxima segunda-feira (5), a Prefeitura de São José dos Campos dará início ao quarto módulo da oficina Panc (Plantas e Alimentos não Convencionais) que será realizada nos Cras (Centro de Referências da Assistência Social) Eugênio de Melo, Anhembi, Centro e Norte.

As oficinas irão acontecer uma vez por semana, durante todo o mês de novembro, sempre das 13h às 17h. Neste módulo de iniciação culinária, os focos serão os legumes, leguminosas e sementes.

Com esses ingredientes, os participantes irão aprender a preparar uma refeição completa com entrada, prato principal e sobremesa. Para começar, uma salada agridoce feita com chuchu-de-vento (maxixe-do-reino) e manga, como prato principal, um delicioso virado de feijão guandu e para finalizar, uma sobremesa de chocolate de dar água na boca, muffin de chocolate com bucha-verde.

Além de aprender a cozinhar com esses ingredientes, os participantes podem identificar as espécies, conhecer os valores nutricionais e saber como podem ser usadas no dia a dia. Eles também ficam por dentro das dicas de cultivo, plantando na horta dos Cras para que elas possam ser usadas pela comunidade local.

Cada participante recebe uma cartilha com receitas de flores e frutas e informações sobre benefícios, nutrientes e orientações sobre o cultivo. Tudo com uma linguagem acessível.

Para participar é só ir até o Cras da sua região e fazer a inscrição.

Oficina Panc

A oficina de Plantas e Alimentos não Convencionais destaca os alimentos que crescem espontaneamente e estão disponíveis em qualquer lugar, até mesmo em terrenos, quintais e calçadas. O objetivo é ensinar as pessoas a identificar esses produtos, que podem ser folhas, raízes, frutos, flores ou sementes.

Por meio de exemplares que são apresentados, os participantes podem explorar os quatro sentidos – visão, tato, olfato e paladar – para o reconhecimento dessas plantas e usá-las na alimentação diária.

Programação das oficinas

Dia 05

Cras Eugênio de Melo (Rua Juvenal dos Santos, 15, Galo Branco)

3905-2096 | 3905-2191