Hospital Sul em busca de níveis superiores de eficácia e eficiência
Atualizado em 30/03/2018 - 11:12
Nova Gestão no Hospital de Clinicas Sul
Neste ano foram contrados cerca de 250 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Com o objetivo de alcançar níveis superiores de eficácia e eficiência na execução do trabalho, o Hospital de Clínicas Sul, da Prefeitura de São José dos Campos, acaba de iniciar o processo de implantação da qualidade no atendimento.

Denominada Sistemas de Gestão da Qualidade, a ferramenta tem como meta verificar todos os processos do hospital para chegar a uma melhoria contínua da assistência em saúde oferecida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o diretor do hospital, Danilo Stanzani, as vantagens são muitas, tanto para a equipe de profissionais quanto para os pacientes. “Com a implantação da qualidade, buscamos a melhoria dos processos que envolvem a assistência e a capacitação contínua dos nossos profissionais. Outro diferencial é que a produção sobe e os custos reduzem. Ou seja, a unidade amplia sua capacidade de atendimento e reduz seus custos por meio de uma gestão mais assertiva.”

O programa será o primeiro a ser instaurado no hospital. É composto por seis níveis de classificação, além da sustentabilidade. Em cada etapa, existe um desafio, que, ao ser superado, faz com que ele alcance uma das categorias.

Nova gestão

A organização social de saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus assumiu a gestão do Hospital de Clínicas Sul no dia 16 de dezembro, após vencer o chamamento público para administração e operação da unidade e firmar contrato com a Prefeitura. Localizada no Parque Industrial, a unidade hospitalar pública é a segunda maior do município e realiza, em média, 16 mil atendimentos por mês.

A entidade contratou cerca de 250 profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais da área administrativa. Entre os investimentos previstos, estão a ampliação e manutenção dos serviços existentes e as melhorias da estrutura física do prédio.